Mundialito volta a promover o futebol infantil e a economia local em VRSA

Mais de 4 mil jogadores de futebol infantil, vindos de mais de meia centena de países, vão participar em nova […]

Mundialito de Futebol 7_VRSA_1Mais de 4 mil jogadores de futebol infantil, vindos de mais de meia centena de países, vão participar em nova edição do Mundialito, «o maior torneio de futebol infantil do mundo», que decorre entre os duas 28 de março e 5 de abril em Vila Real de santo António (VRSA) e Ayamonte.

O número de participantes reflete-se na economia local, já que «a taxa de ocupação hoteleira nos municípios de VRSA e Ayamonte atingirá os 100 por cento, gerando um retorno económico de dois milhões de euros para as duas cidades», revelou a Câmara de VRSA.

A 22 edição do torneio integra cerca de 300 equipas, de 200 clubes, que irão disputar entre si perto de 750 jogos. Entre os emblemas presentes, contam-se os grandes nacionais, Benfica, Porto e Sporting, bem como alguns dos melhores clubes do mundo, nomeadamente Barcelona, Sevilha, Betis, Inter de Milão, Ajax, Juventus, Liverpool, entre muitos outros.

O Flu Recreio (Brasil), o Eljaish School Club (Qatar) ou o Soccer Club (Kenia) são outros exemplos de clubes participantes, que dão ideia da diversidade de países presentes.

«No quadro do Algarve, este é o evento com maior número de atletas envolvidos e com a maior repercussão em termos económicos para a hotelaria, restauração e comércio local», assinalou Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, durante a apresentação oficial do evento, esta segunda-feira, em VRSA.

A conferência de imprensa contou também com a presença do presidente do Ayuntamiento de Ayamonte, António Castillo, e com a diretora-geral do torneio, Nilda Gutiérrez, que destacaram o facto de esta ser uma prova reconhecida pela FIFA por onde já passaram muitas das atuais estrelas do futebol europeu.

Mundialito de Futebol 7_VRSA_2Ao nível das novidades, o Mundialito 2015 irá apostar forte na cerimónia de abertura, que contará com um coletivo de 400 figurantes e será coordenada pelo coreógrafo Israel Reyes, conhecido pela produção de diversos musicais no país vizinho.

Também em termos de inovação, o Mundialito 2015 divide-se, este ano, em cinco grupos. Além das formações habituais (7/8 anos, 9/10 anos e Querubins), a classe dos 11 e 12 anos será desdobrada, dando origem a dois grupos autónomos, o que elevará o nível competitivo.

Pelo terceiro ano consecutivo, a prova integra-se nas atividades da Eurocidade do Guadiana, composta pelos municípios de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, facto que mostra a projeção e dimensão ibérica do evento.

Além de jogar futebol com equipas de outros países, este torneio proporciona aos participantes o «Mundialito Center», localizado no Complexo Desportivo de VRSA, um espaço de convívio destinado a desportistas, clubes e patrocinadores, «onde podem ser adquiridos produtos de merchandise e onde decorrem inúmeras atividades dirigidas aos visitantes»

«Aqui está localizado o “Museu Mundialito”, local onde estão em exposição perto de 3 mil peças como camisolas e livros autografados pelos grandes nomes do futebol», acrescentou a Câmara de VRSA.

Como vem sendo habitual, os participantes terão à disposição uma carreira rodoviária entre VRSA e Monte Gordo e uma carreira fluvial entre VRSA e Ayamonte, permitindo acompanhar quer os jogos disputados quer nos campos do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e do Lusitano e do Beira-Mar (Portugal), quer nos Estádios Cidade de Ayamonte e Blas Infante (Espanha).

Comentários

pub