Mercados de Faro e Portimão acolhem rastreios gratuitos ao AVC

Equipas de profissionais de saúde dos hospitais algarvios vão realizar rastreios gratuitos e disponibilizar informação sobre os fatores de risco […]

AVCEquipas de profissionais de saúde dos hospitais algarvios vão realizar rastreios gratuitos e disponibilizar informação sobre os fatores de risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), no dia 31 de março, nos Mercados Municipais de Faro e Portimão.

Esta é uma das formas como o Centro Hospitalar do Algarve vai assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC.

No Mercado de Faro, o rastreio e aconselhamento decorrem entre as 8 e as 16 horas. Os que lá se dirigirem terão a oportunidade de avaliar a tensão arterial, a frequência cardíaca, o índice de massa corporal, o perímetro abdominal, a glicémia e a colesterolémia. «Paralelamente, no mesmo espaço e horário, a equipa multidisciplinar da Unidade de AVC, que promove a iniciativa em Faro, está disponível para efetuar avaliações de risco individualizadas e prestar aconselhamento aos participantes», anunciou o CHA, numa nota de imprensa.

Em Portimão, o Núcleo de Enfermagem de Reabilitação – Portimão/Lagos dará apoio gratuito à população entre as 10 e as 14 horas. A« par desta vertente preventiva, serão feitas demonstrações de apoio aos doentes com AVC, nomeadamente ajuda a desempenhar algumas tarefas do quotidiano», segundo o CHA.

Além destas sessões de rastreio e aconselhamento, os hospitais do Algarve estão a organizar, para o mesmo dia, às 15 horas, uma sessão de informação aberta os público «sobre a patologia e os fatores de risco da doença, bem como a disponibilização de conselhos úteis relativos à promoção de hábitos de vida saudáveis».

A sessão decorrerá no auditório do hospital de Faro e começará com uma introdução à clínica e ao aconselhamento, pela coordenadora da Unidade de AVC do CHA Fátima Firmino. De seguida, os médicos Ana Paula Fidalgo e Luís Malaia, a enfermeira Ana Lúcia Santos, a dietista Vanessa Mendes e o professor Bruno Batista, técnico de Educação Física da Câmara Municipal de Faro, farão «uma abordagem mais direcionada sobre aspetos ligados ao AVC».

«Com o objetivo de divulgar junto da população algumas formas de intervenção do Enfermeiro de Reabilitação nos cuidados especializados de reabilitação no doente com AVC estará ainda patente no átrio do hospital de Portimão, até ao dia 4 de Abril, uma exposição onde é evidenciado o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Enfermagem de Reabilitação – Portimão/Lagos ao longo dos últimos anos», acrescentou o CHA.

Em Portimão as atividades são desenvolvidas em parceria com a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação e com a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, do Mercado de Portimão e da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

Em Faro as iniciativas integram o calendário nacional das iniciativas desenvolvidas pela Sociedade Portuguesa de AVC e contam ainda com o apoio do Mercado Municipal de Faro.

Comentários

pub