Jovem fotógrafo João Porfírio traz exposição «Sempre Quis Ser» a Portimão

A exposição fotográfica “Sempre Quis Ser”, da autoria dos jovens criativos portimonenses João Porfírio e Catarina Fernandes, abre no dia […]

sempre quis serA exposição fotográfica “Sempre Quis Ser”, da autoria dos jovens criativos portimonenses João Porfírio e Catarina Fernandes, abre no dia 8 de Março, domingo, às 16h30, no centro comercial Aqua Portimão, nesta cidade. A exposição, que se estreou em exibição no Metro de Lisboa, teve uma grande aceitação por parte do público, causando grande impacto em quem visitou.

A mostra consiste na apresentação de 10 fotografias em registo preto e branco que revelam alguns dos sonhos que ficaram por realizar de 10 sem-abrigo e pedintes da cidade de Lisboa.

Esta exposição nasce da vontade e empenho destes dois jovens estudantes de 20 anos, de querer dar voz a alguns dos sonhos e expectativas que ficaram perdidos, algures no percurso de vida de quem, hoje, se vê na condição de sem-abrigo ou pedinte.

Catarina Fernandes e João Porfírio, ambos nascidos em Portimão e desde há pouco tempo a estudar em Lisboa, não indiferentes à vida de quem faz da rua a sua casa, partiram para as ruas e becos de Lisboa para trocar palavras de conforto com alguns sem-abrigo.

Das longas conversas que tiveram, nasce o registo fotográfico agora apresentado em Portimão e antes apresentado na estação de Metro do Cais do Sodré, em Lisboa, no qual 10 sem abrigo, numa pequena ardósia, mostram os seus sonhos – uns profissionais, outros de foro pessoal – que ficaram
por realizar.

Através de uma simples pergunta: “O que sempre quis ser?”, Catarina e João dão a conhecer ao público muitas das profissões que ficaram por alcançar. Com uma pergunta, uma ardósia e uma máquina fotográfica, o projeto “Sempre Quis Ser” ganhou vida, estando agora disponível para visita no Centro Comercial Aqua Portimão, depois de ter estado exposto num dos locais de grande movimento de Lisboa, permitindo aos autores cumprir um dos objetivos deste projeto – levar esta exposição ao encontro das pessoas e levá-las a refletir sobre o fenómeno dos sem-abrigo e fazê-las lutar pelos seus sonhos, não permitindo que os seus objetivos caiam no esquecimento.

Em Lisboa, a exposição teve um enorme sucesso, fazendo com que o projeto chegasse a toda a Europa e até ao Brasil, com edições desta exposição já marcadas para diversos locais do país e da Europa.

 João Porfírio e Catarina Fernandes
João Porfírio e Catarina Fernandes

Em Dezembro, quando a mostra estava patente na estação do Metro no Cais do Sodré, em Lisboa, João Porfírio contou ao Sul Informação como começou o projeto: «começou há cerca de um ano (o dia da inauguração – 25 de novembro – foi o dia em que se tirou a primeira fotografia do projeto) e a ideia foi fotografar pessoas sem abrigo com o seu sonho não realizado! Pedimos a todos o sonho profissional, mas houve um, de 22 anos, que nos surpreendeu quando nos respondeu “feliz”».

«Esse rapaz não nos quis explicar o porquê de estar na rua, mas, na altura de responder à nossa pergunta, foi claro e direto: “feliz”», recordou. «É isto que eu gosto de fotografar, realidades, nuas e cruas, e consegui isso com este projeto!»

Para a realização desta exposição, os autores contaram com o apoio da ETIC, da Câmara Municipal de Portimão, The Agency 360º, Aqua Portimão, Alisuper Supermercados, Prime Digital e Metro de Lisboa.

A exposição tem entrada livre e pode ser vista até dia 31 de Março.

Comentários

pub