Investigadoras usam Modelos Matemáticos para estimar idades de juvenis de sardinha

Um grupo de investigadoras do IPMA estudou recentemente a aplicação de modelos matemáticos para estimar a idade de juvenis de […]

sardinhaUm grupo de investigadoras do IPMA estudou recentemente a aplicação de modelos matemáticos para estimar a idade de juvenis de sardinha, tendo por base características morfométricas dos peixes (comprimento e peso individual) e dos otólitos (diâmetro e peso).

Os otólitos são estruturas calcárias que se encontram no ouvido interno dos peixes ósseos e que marcam a idade. «A leitura de otólitos de indivíduos juvenis para estimação de idades é um processo moroso e tecnicamente exigente», salienta o IPMA.

O método de estimação de idades pela aplicação de modelos matemáticos permite «aumentar consideravelmente o volume de informação de idade de juvenis».

Dado que as características individuais dos peixes e dos otólitos variam espacial e temporalmente, as investigadoras sublinham que os modelos investigados não são aplicáveis a outras áreas e períodos.

De uma maneira geral, as idades estimadas pelo modelo de regressão linear simples não apresentaram desvios significativos à idade observada nos otólitos.

Estes resultados mostram que a aplicação de uma regressão linear simples ao diâmetro dos otólitos é capaz de prever a idade de juvenis de sardinha com boa precisão e fornece estimativas fiáveis sobre a distribuição das datas de eclosão e sobre o crescimento.

O trabalho realizado pelas investigadoras Andreia Silva, Isabel Meneses e Alexandra Silva foi recentemente publicado na revista científica “Scientia Marina” e contou com o apoio do Programa Nacional de Amostragem Biológica.
Mais informação clicando aqui.