IEFP assina acordos com CAP e Agricultura para garantir mão de obra e formação

Garantir mão de obra para a agricultura e dar-lhe formação adequada são os objetivos principais dos acordos de cooperação assinados […]

hubel_1Garantir mão de obra para a agricultura e dar-lhe formação adequada são os objetivos principais dos acordos de cooperação assinados na segunda-feira, entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, numa cerimónia realizada nas instalações da Fazenda Nova da Hubel Agrícola, em Moncarapacho.

O acordo com a CAP tem como objetivo estabelecer «um quadro de colaboração, que, atendendo à evolução expectável do investimento e criação de emprego no setor agrícola nos próximos anos, possa contribuir para o desenvolvimento dos recursos humanos do setor, nomeadamente através da dinamização das medidas de política pública de emprego e formação profissional que se relevarem mais adequadas e que estejam disponíveis em cada momento».

Quanto ao acordo com a DRAP Algarve, tem como objetivo estimular a colaboração no domínio da formação, na área da produção agrícola e animal, floricultura e jardinagem, silvicultura e cinegética, indústrias alimentares e desenvolvimento rural, regulamentada no âmbito do MAM – Ministério da Agricultura e do Mar, com vista à certificação setorial, à homologação das ações de formação e ao reconhecimento da formação recebida pelos formandos que frequentaram essa formação.

hubel 3O IEFP diz, em nota de imprensa, que a celebração destes Acordos de Cooperação se enquadra nos seus objetivos, «nomeadamente, promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas ativas de emprego e formação profissional».

A cerimónia contou com a presença de Jorge Gaspar, presidente do Conselho Diretivo do IEFP, Carlos Baía, delegado regional do Algarve do IEFP, Luís Mira, secretário geral da CAP, Fernando Severino, diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, e ainda de Humberto Teixeira, administrador do Grupo Hubel, como anfitrião do evento.

Também estiveram presentes representantes de diversas entidades  regionais, dirigentes da Delegação Regional do Algarve do IEFP e representantes de Associações de Agricultores da região.

hubel 2Antes da cerimónia, teve lugar uma visita à exploração agrícola da Fazenda Nova, permitindo aos visitantes a observação da produção em hidroponia de pequenos frutos vermelhos (framboesa, morango e amora).

No final, realizou-se um beberete confecionado pelos formandos do Serviço de Formação Profissional de Faro e servido pelos formandos da Associação Algarvia de Pais de Crianças Diminuídas Mentais – AAPCDM.

Comentários

pub