«Hora do Planeta» “apaga” luzes em restaurantes, edifícios públicos e rua de Olhão

Estabelecimentos de restauração, edifícios públicos e uma das principais avenidas de Olhão vão apagar as luzes, este sábado, entre as […]

Hora do planetaEstabelecimentos de restauração, edifícios públicos e uma das principais avenidas de Olhão vão apagar as luzes, este sábado, entre as 20h30 e as 21h30, para assinalar «A Hora do Planeta».

Isto não significa, ainda assim, que tudo fique às escuras, já que os restaurantes e bares da baixa de Olhão terão balões com leds para receber os seus clientes.

Esta é a segunda vez que o municípo olhanense se associa a esta iniciativa internacional, promovida pelo World Wildlife Fund (WWF).

«Este ano, para além do Município de Olhão desligar as luzes de alguns edifícios e monumentos públicos (por exemplo, Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Auditório Municipal e/ou Piscinas Municipais) vai, em parceria com os restaurantes e bares da baixa da cidade, disponibilizar balões com leds para que os mesmos ofereçam um ambiente diferente para assinalar este dia», anunciou a Câmara de Olhão, numa nota de imprensa.

A EDP também se associou ao evento e irá desligar, durante uma hora, a iluminação pública da Avenida 5 de Outubro, artéria que passa junto ao Jardim Pescador Olhanense e onde há dezenas de restaurantes e bares.

A autarquia desafia, ainda, os municípes e empresas do concelho a aderir à iniciativa, desligando as luzes entre as 20h30 e as 21h30 de sábado.

A Câmara de Olhão, que tem como parceiros nesta iniciativa os restaurantes e bares da Av. 5 de Outubro e a EDP, «pretende criar esta noite temática com o propósito de consciencializar para a necessidade de todos, e cada um, adotarmos práticas de defesa do ambiente, tendo como pano de fundo a iniciativa da WWF».

Olhão é um dos sete localidades algarvioas que vão aderir ao protesto global contra as alterações climáticas «A Hora do Planeta», juntamente com Albufeira, Quarteira, Vilamoura, Faro, Loulé e Portimão.

Comentários

pub