Deputados do PSD reafirmam que há «prática abusiva» da ANA com taxa das rent-a-car

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve vão voltar à carga na contestação e tentativa de suspensão da taxa cobrada […]

Parque 4 Aeroporto de FaroOs deputados do PSD eleitos pelo Algarve vão voltar à carga na contestação e tentativa de suspensão da taxa cobrada às empresas de rent-a-car que operam no Aeroporto de Faro, sem ter instalações arrendadas no seu interior.

A ANA Aeroportos colocou em vigor novos regulamentos para a atividade das empresas de Rent-a-car sem instalações nos aeroportos, que substituiu o que foi lançado há cerca de um ano. Nesta nova versão do regulamento, que mereceu críticas da parte dos deputados social-democratas desde a primeira hora, a taxa a pagar desce 8,5 a 9 euros por carro entregue ao cliente no Aeroporto, quando, inicialmente, se fixava nos 17 euros.

A diminuição do valor não convenceu nem os proprietários das pequenas rent-a-car, nem os parlamentares do PSD. E se, no caso dos empresários, a medida será acatada «na medida do possível», sem recurso a providências cautelares, como há um ano, da parte dos parlamentares voltará a ser feita «uma exposição à autoridade da concorrência», para que se pronuncie sobre o assunto.

Em causa está aquilo que os social-democratas consideram «uma prática abusiva e de natureza predatória», que cobra uma taxa sem prestar um serviço que a justifique, considerou o deputado eleito pelo Algarve Cristóvão Norte, ao Sul Informação.

Mendes Bota também criticou a ANA AeroportosEste parlamentar foi, em conjunto com Mendes Bota, que entretanto foi substituído por Bruno Inácio no cargo de deputado, um dos grandes críticos da taxa imposta às rent-a-car.

Para Cristóvão Norte, que falou pelos quatro deputados do PSD eleitos pela região, o facto de a taxa ter baixado tanto, de uma versão do regulamento para a outra, vem dar razão a um dos seus principais argumentos: o de que esta taxa não se baseia numa lógica de compensação pelo custo de um serviço prestado e que nela «não está refletida uma perspetiva de rentabilidade» para quem a paga. Ou seja, «se fosse para prestar um melhor serviço», haveria justificação, mas isso, alega, não está  acontecer.

Da parte da ANA Aeroportos chega a garantia de que esta taxa vem trazer benefícios aos clientes, «que passam a usufruir de melhores serviços, mais segurança e mais qualidade no atendimento, assim como ao turismo».

Já Cristóvão Norte diz que a taxa é «um custo de contexto que vem fragilizar a competitividade do Algarve», no setor do turismo.

 

Comentários

pub