Ciclo «DocSilves» abre com a presença e os filmes de Sérgio Tréfaut

O realizador Sérgio Tréfaut, um dos mais premiados diretores nacionais na área do cinema documental, abre no dia 11 de […]

sergio trefautO realizador Sérgio Tréfaut, um dos mais premiados diretores nacionais na área do cinema documental, abre no dia 11 de Abril, às 16h00, o ciclo «DocSilves», mostra de cinema documental que começa no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.

Sendo um ciclo que irá ter mais sessões ao longo deste ano, sempre com convidados da área do documentário, como Jorge Pelicano ou Manuel Mozos, nesta iniciativa inaugural a 11 de abril serão exibidos os filmes “Alentejo, Alentejo” (às 16h00) e “Outro País” (às 21h00), ambos com debate com o realizador Sérgio Tréfaut e os convidados Paulo Penisga (professor) e Luís Galrito (músico).

“Alentejo, Alentejo” é uma viagem envolvente ao coração de um modo de expressão musical único nascido nas tabernas ou nos campos de cultivo do Alentejo e à paixão dos seus intérpretes, tendo sido rodado em 2013 por Sérgio Tréfaut.

Este trabalho, incontornável para a história do cante alentejano, foi vencedor do “Prémio Melhor Filme Português” e do “Prémio TAP Melhor Documentário”, ambos no IndieLisboa 2014, e do “Prémio Melhor Filme” no DocsBarcelona+Medelín 2014.

“Outro País” é uma marcante e premiada internacionalmente curta-metragem sobre a revolução de abril realizado por Sérgio Tréfaut a partir dos olhares (expectativas, sonhos) de dezenas de cineastas, fotógrafos e jornalistas vindos dos quatro cantos do planeta, os quais se viram envolvidos na revolução dos cravos e criaram, a partir dessas experiências, preciosos arquivos.

alentejo trefautAssim, numa série de entrevistas, confronta-se o entusiasmo antigo com o olhar contemporâneo, seguindo-se inclusive alguns autores para retratar o estado presente do país e reencontrar as personagens fotografadas e filmadas em 1974/75.

O Município de Silves explica a promoção deste ciclo com «a relevante e reconhecida/premiada produção cinematográfica na área do documentário existente em Portugal» e a «a ausência, há muito, de oferta cultural, no campo do cinema no concelho».

O objetivo é apresentar «vários filmes de referência, sobre temas e perspetivas diversos, trazendo a Silves os mais prestigiados realizadores portugueses para visionamentos e debates sobre as suas filmografias, contando estas sessões também com a presença de convidados especiais (ligados, de alguma forma, aos temas dos filmes) residentes na região algarvia».

Este ciclo conta com a parceria da produtora de filmes FAUX e da associação cultural FALAJAR (recém-criada e sediada em Silves).

O telefone 282 440 800 (ext.406) e o endereço de correio eletrónico [email protected] são os contactos do Sector de Cultura do Município de Silves disponíveis para mais informações sobre este ciclo.

A entrada é livre.

Comentários

pub