AMAL defende maior cooperação transfronteiriça na área do Turismo

O presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve Jorge Botelho defendeu esta quarta-feira uma maior cooperação, no setor do […]

Reunião Conselho Intermunicipal AMALO presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve Jorge Botelho defendeu esta quarta-feira uma maior cooperação, no setor do turismo, entre as regiões do Algarve, Alentejo e Andaluzia, na sessão de abertura do Fórum Internacional SentidoSul, que está a decorrer em Huelva.

Este fórum, que termina hoje, quinta-feira, pretende debater questões relacionadas com a cooperação transfronteiriça entre Algarve, Alentejo e Andaluzia e, ao mesmo tempo, abordar as três regiões como «um único destino que oferece um muito diversificado leque de ofertas a quem o visita: da gastronomia à paisagem, da arquitetura ao artesanato, do mar ao golfe».

«Uma vez que o turismo se destaca, como área preferencial de cooperação estratégica, dada a sua amplitude e ligação a múltiplos outros sectores da economia das nossas regiões, queremos afirmar estas três regiões como um espaço turístico de excelência, marcante, inovador na oferta», afirmou Jorge Botelho durante a sessão de abertura do Fórum Internacional.

«E é com este ênfase que devemos partir para uma verdadeira cooperação, que se materialize em ações concretas, que nos permita captar novos mercados, novos públicos», acrescentou.

Para a AMAL, «a ligação que deve existir entre o Algarve, o Alentejo e Andaluzia, na vizinha Espanha, deve ir além do fator proximidade e ser fortalecida nas relações estabelecidas entre os seus agentes e profissionais do setor turístico».

«A criação de parcerias revela-se uma estratégia fundamental nos dias de hoje, para renovar a oferta e torná-la mais competitiva e geradora de riqueza para as regiões», considera a entidade que junta os 16 municípios algarvios.

«A concretização deste fórum resulta da urgente necessidade de reforçar a ideia de que há um mundo de experiências únicas, marcantes e inesquecíveis para oferecer ao turista que escolher para destino de férias o sul da Península Ibérica», acrescenta a AMAL, lançando o lema «Numa Viagem, visite três Destinos, conheça três Regiões!».

Jorge Botelho aproveitou, ainda, para frisar a importância que este evento pode ter para o crescimento da cooperação, no futuro, além de elogiar a dinâmica da cooperação territorial transfronteiriça já existente.

Atualmente, são já muitos os projetos desenvolvidos em conjunto pelos membros da Euroregião Algarve-Alentejo-Andaluzia, que, para a AMAL, resultam «da vontade e interesse manifestado pelas entidades e organizações regionais em estreitar laços e criar novas relações profissionais».

Comentários

pub