Algarve e Alentejo sob Aviso Amarelo por causa da chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o Sul do país, englobando Algarve e Alentejo, sob […]

meteoO Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o Sul do país, englobando Algarve e Alentejo, sob Aviso Amarelo, devido à chuva.

Segundo o IPMA, pelo menos até à meia noite de amanhã, dia 18, haverá aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de granizo, trovoada e rajadas de vento.

Esta é uma previsão que se confirma, já que o dia amanheceu com muita chuva aqui no Sul e parte do Centro do Continente.

O site Meteofontes apresenta uma imagem de radar, com a mancha de precipitação a afetar já o Barlavento e o centro do Algarve, a deslocar-se para Nordeste, devendo afetar o Sotavento também nas próximas horas. Em Lagoa, o acumulado de precipitação está já nos 13,4mm no Sítio das Fontes e nos 10,2mm em Carvoeiro.

Depois da passagem desta superfície frontal, o tempo passará a regime de aguaceiros, que se deverão manter ao longo do dia e diminuindo de frequência.

Na região Centro do país, acima dos 1200 metros, poderá ocorrer a queda de alguma neve. As temperaturas máximas deverão rondar os 15ºC um pouco por todo o Continente. O vento estará moderado a forte de Sul.

Para amanhã, continuará uma situação idêntica à de hoje, principalmente aqui mais a Sul, com a possibilidade de chuva ou aguaceiros fortes, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada em alguns locais.

Comentários

pub