Algarve 2020 lança concursos de incentivo à inovação e internacionalização

O Programa Operacional CRESC Algarve 2020, que gerirá os fundos comunitários destinados à região até 2020, já mexe. A Comissão […]

Logo_CRESC_cmykO Programa Operacional CRESC Algarve 2020, que gerirá os fundos comunitários destinados à região até 2020, já mexe.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, que gere este PO, anunciou o lançamento de dois concursos no domínio da competitividade e internacionalização das empresas, incentivando o tecido empresarial algarvio a preparar as candidaturas.

Os concursos, cujos avisos foram lançados na passada sexta-feira, inserem-se nos sistemas de incentivos à «Inovação Produtiva» e ao «Empreendedorismo Qualificado e Criativo».

«Estes concursos destinam-se a projetos que contribuam para o aumento do investimento empresarial em atividades inovadoras, para o reforço da capacitação empresarial das Pequenas e Médias Empresas (PME) para o desenvolvimento de bens e serviços e para o empreendedorismo qualificado e criativo», segundo a CCDR do Algarve.

O concurso lançado na área da «Inovação Produtiva» propõe-se a apoiar financeiramente projetos que «contribuam para o aumento do investimento empresarial em atividades inovadoras, o reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços, promovendo o incremento da produção transacionável e internacionalizável».

As candidaturas também devem contemplar «a alteração do perfil produtivo do tecido económico através do desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas nos resultados de I&D (investigação e desenvolvimento tecnológico) e na integração e convergência de novas tecnologias e conhecimentos e ainda para a criação de emprego qualificado».

Quanto à linha de apoio aberta no sistema de incentivos Empreendedorismo Qualificado e Criativo, visa «que contribuam para a promoção do espírito empresarial facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas». «Neste Aviso valoriza-se, ainda, o alinhamento com as prioridades temáticas da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3)», acrescentou a CCDR do Algarve.

Segundo a mesma entidade, para apresentação de candidaturas aos Avisos agora lançados, os interessados devem aceder ao Balcão 2020. Mais informações sobre estes e outros concursos podem ser obtidas no site do Portugal 2020 ou através do email empresas.algarve2020cdr-alg.pt.

 

Comentários

pub