Vasco Pearce de Azevedo e alunos da Universidade de Évora levam Mozart e Wagner a Alcoutim

A “Sinfonia Nº 36 em Dó Maior, K. 425” de Mozart, mais conhecida como “Linz”, estará em destaque em dois […]

vasco pearce de azevedoA “Sinfonia Nº 36 em Dó Maior, K. 425” de Mozart, mais conhecida como “Linz”, estará em destaque em dois concertos da Orquestra Clássica do Sul, sob a direção musical do maestro convidado Vasco Pearce de Azevedo, a realizar no dia 26 de fevereiro, às 18h00, na Igreja Matriz de Alcoutim, e no dia 27, às 21h30, no Auditório do Colégio Mateus d’Aranda, na Escola de Artes da Universidade de Évora.

O programa completa-se com as obras “Le Nozze d’Ercole ed Ebe” de Jerónimo Francisco de Lima e “O Idílio de Siegfried” de Richard Wagner.

Os concertos integram-se no novo ciclo de programação introduzido na temporada deste ano da Orquestra, sob a designação “A Sinfonia Clássica”.

Estes concertos contam com a participação de quatro alunos do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, entre os 19 e os 22 anos de idade, que estarão em estágio com a Orquestra entre 23 e 25 de fevereiro, culminando com a apresentação nos dois espetáculos agendados.

orquestra clássica do sulEsta iniciativa está enquadrada no protocolo de colaboração artística assinado entre a OCS e a Universidade de Évora em outubro do ano passado.

O ciclo pretende celebrar a evolução da sinfonia, que teve a sua origem durante o século XVII como uma pequena peça instrumental em estilo improvisado de três andamentos, que normalmente precedia uma ópera, e que posteriormente, no século XVIII, assumiu uma nova importância com a introdução de um andamento de dança – o Minueto – pelos compositores da chamada Escola Clássica Vienense, tornando-se no veículo por excelência da música clássica.

Iniciando-se com Mozart, o ciclo irá dar também primazia a Haydn e especialmente a Beethoven, que elevou a sinfonia ao seu expoente máximo, e marcou toda a produção musical subsequente.

Ambos os concertos são de entrada livre e têm o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim e da Universidade de Évora.

Comentários

pub