Sócrates na cela não pode fazer jogging no Carnaval de Loulé

Em 2015, o Carnaval de Loulé é dedicado à Cidade Europeia do Desporto e os “convidados” vão juntar-se à causa. […]

carnaval_loule-10-e1423134292527Em 2015, o Carnaval de Loulé é dedicado à Cidade Europeia do Desporto e os “convidados” vão juntar-se à causa. Pedro Passos Coelho vai calçar luvas de boxe, Angela Merkel vai ser lançadora do peso, António Costa e António José Seguro vão pedalar para a vitória, enquanto José Sócrates, confesso apreciador de jogging, desta vez, vai ficar a observar tudo do alto da cela 44.

A pouco mais de uma semana da saída do corso carnavalesco, não há mãos a medir na oficina-museu do Carnaval de Loulé. Os carros são enfeitados de flores, são dados os últimos retoques nos “bonecos”, enquanto se espera, por exemplo, pela cabeça de António Costa, que chega nos próximos dias.

Ao todo, são dois meses e meio de trabalho, de cerca de 100 pessoas, para colocar os 14 carros alegóricos nas ruas, enfeitados com milhares e milhares de flores de papel – uma das características do carnaval louletano – e com as personalidades que marcaram o ano em Portugal.

Palhó é o homem que levou à prática as ideias que foram surgindo para os carros alegóricos. Se alguns carros estavam projetados desde o início dos trabalhos, outros foram feitos com menos tempo, como, por exemplo, o que transporta o enclausurado José Sócrates.

«Isso foi assim um bocado em cima da hora, tivemos que adaptar um boneco antigo para este ano, porque era um tema que tinha que marcar presença no corso», contou Palhó ao Sul Informação.

Alguns dos bonecos são fabricados pelo próprio Palhó, que aprendeu a fazê-los ao longo dos 15 anos que leva de carnaval louletano, outros são encomendados e outros há que são “reciclados”. «Os políticos são quase sempre os mesmos. Temos cabeças que já saíram, que são retocadas ou adaptadas, mas as personalidades não mudam assim tanto».

Para este ano, foram encomendados oito bonecos, reciclados mais de dez, e seis foram feitos em Loulé por Palhó. A garantia é que os trabalhos correram «dentro do tempo e, três dias antes do corso, tudo vai estar pronto».

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, visitou a oficina-museu do carnaval esta quarta-feira, acompanhado por jornalistas, mas isso não parou a rebarbadora ou a máquina de soldar, que serviram como “pano de fundo” às palavras do autarca que diz estar convencido que vai ser um grande carnaval.

«Já mandámos uma carta ao S. Pedro, para que este ano não haja nem chuva, nem frio, para que tenhamos uma das melhores edições de sempre», afirmou. Na chuva, parece que o autarca terá sido atendido. Quanto ao frio é que se verá…

O maior carnaval de sempre, esse, está garantido com 800 figurantes, «duas escolas de samba e, na sexta-feira, teremos o desfile de cerca de 2500 crianças, trajadas a rigor. Repetimos o que aconteceu no ano passado, porque foi um êxito, e este ano vamos alargar esse desfile a Quarteira, Almancil, Alte, enfim, aos principais centros urbanos do concelho. Só por isso, este vai ser o maior carnaval de sempre», acrescentou Vitor Aleixo.

O orçamento não aumentou em relação ao ano passado (200 mil euros), uma vez que «as restrições continuam, daí que reutilizemos muitos materiais, mas trabalhámos para que o carnaval não se ressentisse».

O Carnaval de Loulé sai à rua nos dias 14, 15 e 17 de fevereiro, a partir das 15h00, na Avenida José da Costa Mealha.

Comentários

pub