Prancha de cortiça vale Prémio Green Project a escola de São Brás de Alportel

O projeto de alunos e professores são-brasenses “Surf na Serra do Caldeirão” foi o vencedor do Concurso Green Project Awards, […]

Projeto Surf na Serra vence PrémioO projeto de alunos e professores são-brasenses “Surf na Serra do Caldeirão” foi o vencedor do Concurso Green Project Awards, na categoria Iniciativa Jovem.

A cerimónia de atribuição do prémio realizou-se no passado dia 21, na Culturgest, em Lisboa, tendo como anfitrião o secretário de Estado do Desporto e Juventude Emídio Guerreiro.

Nesta 7ª edição dos Green Awards, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas de São Brás de Alportel, foram galardoados com o 1º prémio pelo projeto amigo do ambiente “Surf na Serra do Caldeirão”.

Trata-se de um projeto inovador de pranchas de surf construídas com rolhas de cortiça recicladas, desenvolvido, no ano letivo anterior, por alunos do 3º ano daquele Curso Profissional, sob a coordenação do professor Rui Beijoca e com o apoio de Octávio Lourenço, da empresa Ferox.

O_Surf_na_Serra_do_Caldeirão_01No projeto, estiveram envolvidos 12 alunos e foram necessárias 1250 rolhas para a construção de uma prancha.  A reutilização desta matéria-prima representativa do concelho de São Brás de Alportel  permitiu alcançar bons resultados em termos de imagem,  flutuação, redução nos custos de produção e implementação de uma nova indústria.

Segundo Rui Beijoca, coordenador do projeto, “esta prancha tem uma dupla funcionalidade: além de ser um maravilhoso objeto estético de decoração, é também funcional para a prática do surf, para o que já foi testada”.

Nídia Amaro, diretora do Agrupamento de Escola José Belchior Viegas, classifica esta conquista como representativa da capacidade dos jovens estudantes, reforçando que “o ensino profissional é, cada vez mais, o caminho do sucesso para os jovens que pretendem  concluir a escolaridade para ingressar no mundo do trabalho”.

Projeto Surf na Serra vence Prémio5Na cerimónia de entrega dos prémios, o secretário de Estado  Emídio Guerreiro salientou a importância de incentivar a participação e o envolvimento dos jovens em projetos que desafiem a cidadania, associativismo e sustentabilidade entre os jovens.

Num gesto de reconhecimento, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel aprovou a atribuição de um Voto de Louvor a todos os envolvidos neste projeto, saudando “o esforço, o empenho, a dedicação, o mérito e a criatividade empregues no projeto ‘O Surf na Serra do Caldeirão’, agradecendo a tão digna e elevada promoção do concelho de São Brás de Alportel por todo o país e além-fronteiras”.

De caráter internacional, os Green Project Awards conta já com sete edições em Portugal, mantendo sempre o seu propósito inicial  de “reconhecer as boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável […] envolver os jovens, tanto a nível individual, como a nível associativo, condicionando os seus comportamentos e atitudes, adotando e criando práticas sustentáveis”.

Comentários

pub