Portos de Portimão e Faro já têm pessoal formado para usar desfibrilhadores cardíacos

Os portos comerciais de Portimão e de Faro já formaram trinta dos seus trabalhadores e trabalhadoras em primeiros socorros, SBV […]

navio de cruzeiros_5Os portos comerciais de Portimão e de Faro já formaram trinta dos seus trabalhadores e trabalhadoras em primeiros socorros, SBV (suporte básico de vida) e DAE (desfibrilhação automática externa), estando em curso o processo para o licenciamento pelo INEM dos programas para aqueles portos.

José Pedro Soares, membro da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), explicou ao Sul Informação que esta formação e a existência, em ambos os portos comerciais algarvios, de um desfibrilhador, é «mais um elemento de segurança».

O equipamento e haver quem o saiba e possa usar é especialmente importante para o porto de cruzeiros de Portimão, «dada a sua natureza, enquanto porto por onde passam muitos passageiros, muitos deles com idades muito avançadas».

O administrador da APS disse que os próprios navios de cruzeiro têm os seus serviços médicos, mas acrescentou que se trata «de uma garantia adicional de que, se houver necessidade, o meio existe».

No entanto, salientou ainda, «estes programas permitem uma melhoria das condições de segurança das infraestruturas portuárias geridas pela APS e de todos aqueles que nelas trabalham».

DesfibrilhaçaoEste projeto continuou o processo desenvolvido no porto de Sines, que envolveu a formação de 52 trabalhadoras e trabalhadores da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), com ações de TAT (tripulante de ambulância de transporte), de primeiros socorros, de SBV e de DAE e a aquisição de dois equipamentos.

Em Sines, o processo culminou com o licenciamento pelo INEM no final de setembro de 2014, do programa que abrange as instalações da APS em Sines – edifícios Sede e Técnico e Porto de Recreio, estando em curso o desenvolvimento de processo com as concessionárias das instalações portuárias para alargar a área de cobertura a todo o porto de Sines.

A APS desenvolveu o projeto para o licenciamento do Programa DAE (desfibrilhação automática externa) dos portos comerciais de Faro e de Portimão, com o apoio da FEMEDICA, no âmbito do previsto nos Decretos-lei n.º 188/2009 de 12 de agosto e n.º 184/2012 de 8 de agosto.

Comentários

pub