Ontem choveu tanto em Aljezur como costuma chover em todo o mês de Fevereiro

Um total de precipitação acumulada de 51,5 mm em Aljezur, segundo os dados do Instituto Português do Mar e da […]

Várzea de Aljezur inundada - foto de Milton Sequeira
Várzea de Aljezur inundada – foto de Milton Sequeira

Um total de precipitação acumulada de 51,5 mm em Aljezur, segundo os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), durante o dia de ontem, 10 de Fevereiro, significa que choveu tanto em 24 horas naquele concelho como costuma chover no Algarve ao longo de todo o mês de Fevereiro.

Aljezur foi mesmo, a nível nacional, a estação meteorológica da rede do IPMA que registou a maior precipitação do dia, logo seguida da de Portimão, instalada no Aeródromo Municipal, que acumulou 46,6 mm de chuva.

A poucos quilómetros, as duas estações meteorológicas da rede Meteofontes, da Câmara de Lagoa, registaram 36,8 mm no Sítio da Fontes (interior) e 36,4 mm em Carvoeiro, no litoral.

Bruno Gonçalves, meteorologista amador responsável pela rede Meteofontes, explicou ao Sul Informação que «em Aljezur choveu o equivalente à média do mês», já que «o normal para Faro [distrito] em fevereiro são 52mm», de acordo com a «Normal para Faro 1981-2010».

No caso do concelho de Lagoa, a chuva que caiu ao longo de terça-feira correspondeu a «mais de metade do valor que é suposto para todo o mês de Fevereiro».

Esta situação deveu-se a uma linha de instabilidade que evoluiu de Sueste para Noroeste e incidiu principalmente no Barlavento Algarvio (zona entre Aljezur, Sagres e Lagos foi a mais atingida), deixando alguns aguaceiros fortes, contrariamente à previsão inicial feita para o Algarve.

A ribeira de Aljezur bem cheia, quase a tapar os arcos da ponte da EN120 - - foto de Milton Sequeira
A ribeira de Aljezur bem cheia, quase a tapar os arcos da ponte da EN120 – – foto de Milton Sequeira

No Sotavento, onde a chuva chegou mais ao início da noite, não se registaram valores comparáveis com os do Barlavento. A estação meteorológica situado no Aeroporto de Faro registou uma precipitação acumulada de apenas 10,6 mm.

Bruno Gonçalves acrescenta que «felizmente a precipitação ocorreu durante várias horas, com alguns picos de maior intensidade, é verdade», como o que ocorreu perto das 11h30, com 115,2mm/h.

Toda esta chuva causou inundações, em especial nos concelhos de Aljezur e Lagos.

Em Aljezur, foi sobretudo a várzea a ficar alagada, tendo-se ainda registado uma pequena inundação no café «Pont’a’pé», situado na baixa da vila, junto à ribeira, que transbordou.

No vizinho concelho de Lagos, a cidade e ainda as zonas de Almádena e Portelas foram as mais atingidas. Segundo o jornal «Correio de Lagos», na cidade houve inundações na zona de S. João, na urbanização Marinasol, nos antigos celeiros ao lado da Câmara Municipal, e ainda junto à escola EB1 nº 3, na Avenida da República.

Comentários

pub