Oficina do último latoeiro do Algarve doada à Câmara de Silves integrará museu

O conteúdo da oficina do senhor Raul Nascimento, o último latoeiro do Algarve, que desde 1975 manteve atividade em São […]

Oficina de latoaria_1O conteúdo da oficina do senhor Raul Nascimento, o último latoeiro do Algarve, que desde 1975 manteve atividade em São Bartolomeu de Messines, foi doado à Câmara Municipal de Silves, que agora pretende desenvolver um projeto de museografia para exibir este espólio no Museu do Traje e das Tradições daquela vila.

Segundo a autarquia, trata-se de um conjunto significativo de ferramentas e maquinaria, «muita dela inventada por si, que suportaram durante quase 40 anos a sua atividade de latoeiro».

Estes objetos e algumas peças por ele fabricadas foram doados pela família, dando resposta a um desejo antigo do senhor Raul Nascimento.

A Câmara de Silves acrescenta que os seus serviços de património «iniciarão muito em breve a inventariação dos objetos, tendo em vista o desenvolvimento de um projeto de museografia, que permita a exibição permanente da coleção» no Museu do Traje e das Tradições de Messines.

Oficina de latoaria_2Natural da freguesia de São Bartolomeu de Messines, Raul Nascimento emigrou para Angola em meados dos anos 50 do século passado, para trabalhar nos caminhos-de-ferro angolanos, tendo ali tido contacto com várias funções, como guarda-freios, maquinista e revisor.

Fazendo uso de um dom inato, já nessa altura produzia diversos objetos associados à sua atividade, como é o caso de uma lanterna que servia de semáforo para orientar a passagem dos comboios, objeto que faz parte da coleção de objetos e ferramentas, ora doados à Câmara de Silves.

«Pessoa simples e muita simpática, tanto ele como a sua mulher eram presença habitual na Feira Medieval de Silves, divulgando desta forma uma atividade tradicional, hoje quase completamente extinta», sublinha a autarquia.

O Município agradece a «generosidade da oferta» e afirma que «tudo fará para, através da exposição dos objetos doados, perpetuar a sua memória, objetos e técnicas associadas à latoaria».

Comentários

pub