Nova classificação das zonas de produção de bivalves é publicada hoje

A reclassificação das zonas de produção de bivalves da Ria Formosa vai ser publicada esta quarta-feira em Diário da República, […]

Mariscador na Ria-FormosaA reclassificação das zonas de produção de bivalves da Ria Formosa vai ser publicada esta quarta-feira em Diário da República, anunciou ontem a ministra da Agricultura e do Mar Assunção Cristas.

Desta vez, não haverá “desclassificação”, como aconteceu em Novembro de 2013 (parcialmente atenuada dois meses depois), sendo certo que as zonas de produção «ou ficam iguais ou melhor classificadas», segundo revelou ao Sul Informação o deputado do PSD Cristóvão Norte, que interpelou diretamente a ministra sobre o assunto, antes de Assunção Cristas ter feito o anúncio em plenário da Assembleia da República.

A pergunta do parlamentar social-democrata algarvio foi feita no seguimento de uma visita que os quatro deputados do PSD eleitos pelo círculo do Algarve fizeram esta segunda-feira a Faro e Olhão.

A demora em reclassificar as zonas de produção de bivalves, à luz das análises que vêm sendo feitas de há mais de um ano a esta parte, foi salientada pelo membro da associação cívica Somos Olhão António Terramoto, que defendeu que esta medida já devia ter sido tomada antes, uma vez que «já passou mais de um ano desde a desclassificação».

Saída de águas não tratadas frente ao Ilhote Negro_Somos OlhãoAntónio Terramoto vem seguindo o resultado das análises, publicado com regularidade no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e garante que todas elas demonstram que as zonas a que se referem têm qualidade «B ou mesmo A», com uma única excepção, «em setembro passado, junto ao Ilhote Negro, onde foi feita uma descarga de esgotos».

Em Novembro de 2013, grande parte das zonas de produção foram reclassificadas, passando a ser consideradas como C, nível de qualidade muito baixo, que impede os produtores de colocar o seu produto no mercado diretamente. Nestes casos, os bivalves têm de passar por um processo de depuração muito rigoroso, o que baixa, em muito, o seu valor de venda inicial (produtor).

Na segunda-feira, Cristóvão Norte disse já ter questionado o diretor do IPMA sobre esta matéria, tendo recebido a garantia de que a publicação da nova classificação «estaria para muito breve». Algo que se acaba por confirmar, com o anúncio feito ontem por Assunção Cristas.

Resta agora saber o que determina o despacho do secretário de Estado do Mar, que sairá no Diário da República de hoje, que ainda não tinha sido publicado esta manhã.

 

Comentários

pub