Lagoa participa na cooperação internacional para a criação do Município de Lautém em Timor-Leste

A Câmara Municipal de Lagoa está a desenvolver um Protocolo de Cooperação com a República de Timor-Leste, com o patrocínio […]

lautem timorA Câmara Municipal de Lagoa está a desenvolver um Protocolo de Cooperação com a República de Timor-Leste, com o patrocínio da Secretaria de Estado da Descentralização Administrativa, para colaborar na constituição do Município de Lautém, naquele país da Oceânia.

No âmbito dos Protocolos de Cooperação, por cada Município a criar em Timor-Leste vão estar dois Municípios portugueses associados, sendo seu objetivo ajudar a empreender programas com vista ao desenvolvimento, promoção de trocas económicas, culturais, sociais e educativas, mobilizando os mais diversos incentivos, numa base de interesses e opções a cada um dos territórios envolvidos e de acordo com as possibilidades existentes em cada momento.

Este Protocolo de Cooperação insere-se no Acordo entre Municípios Portugueses e Timorenses, assinado em 21 de março de 2013, e vai ser desenvolvido, conjuntamente, entre os Municípios de Lagoa e de Grândola, do lado português, e o Governo da República Democrática de Timor-Leste, com o objetivo de apoiar o processo de instituição, funcionalidade e democratização do Poder Local em Lautém.

As linhas de ação propostas vão incidir sobre a Capacitação Técnica, através da formação técnica aos funcionários do futuro município timorense de Lautém, bem como no âmbito da utilização e domínio da língua portuguesa, com a angariação de Livros para a instalação de uma biblioteca municipal naquele território.

Vão ainda ser desenvolvidas ações de promoção e interação económica, prevendo-se que serão desenvolvidos esforços e diligências junto do empresariado local no sentido de efetuarem visitas àquele território com vista a novas oportunidades de negócio e de investimento.

Para dar andamento ao projeto, já foram realizadas duas reuniões bilaterais, a 21 de julho e 21 de novembro de 2014, entre os Municípios de Lagoa e Grândola, com objetivo de delinear um plano de cooperação conjunto, podendo seguir-se a geminação.

Na divisão administrativa daquele ex-território português – que se tornou totalmente independente a 20 de maio de 2002, depois de ter passado por um complexo processo de autodeterminação – Lautém é um dos 13 distritos de Timor-Leste. Como muitas localidades timorenses tinham nomes portugueses, Lautém chamava-se Vila Nova de Malaca. As línguas oficiais deste município são o tétum e o português.

Timor-leste, que é hoje um Estado soberano, foi território português, entre 1561 e 28 de novembro de 1975, sendo há vários anos membro das Nações Unidas e da CPLP.

 

Campanha angaria livros para Timor Leste

O Município de Lagoa encontra-se, neste momento, a levar a efeito uma campanha de angariação de livros em língua portuguesa junto de toda a comunidade do concelho e da região do Algarve, no sentido de futuramente ser montada uma biblioteca no Município de Lautém.

Assim, a Câmara de Lagoa apela que a população participe nesta campanha doando livros, novos ou usados, à exceção de manuais escolares, em língua portuguesa, nomeadamente banda desenhada, dicionários, enciclopédias, gramáticas, romances, poesia, temáticos, infantis e juvenis.

As doações podem ser efetuadas no Gabinete das Geminações junto às instalações dos Serviços de Ação Social e Saúde deste Município.

Comentários

pub