FOTOGALERIA: UAlg teve mais um Dia Aberto, onde até se resolveram “crimes”

Foi cometido um “crime” num laboratório da Universidade do Algarve, mas, felizmente, havia técnicos qualificados e muita ajuda para descobrir […]

Foi cometido um “crime” num laboratório da Universidade do Algarve, mas, felizmente, havia técnicos qualificados e muita ajuda para descobrir o seu autor.

Estudantes do ensino básico e secundário que visitaram ontem a instituição, em mais uma edição do Dia Aberto da UAlg, e tiveram a oportunidade de experimentar um pouco de tudo, incluindo investigar um “assalto”, usando a mais moderna tecnologia.

Como é habitual no Dia Aberto, foi lançado o desafio aos diferentes departamentos da Universidade do Algarve para que dessem asas à sua imaginação, de modo a mostrar aquilo que se faz dentro da universidade e as saídas que cada curso proporciona, aos que neles se inscrevem.

A casa esteve cheia, com mais de 1500 jovens a rumar aos diferentes campi da UAlg, para participar em atividades diversas.

Uma das atividades, colocava os visitantes a viver uma cena digna de uma série televisiva. Num dos laboratórios do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), os alunos eram surpreendidos com uma “cena do crime”, devidamente delimitada.

Duas jovens investigadoras desafiavam os jovens visitantes a ajudar a descobrir os autores de um pretenso assalto ao laboratório, acontecido na noite anterior. Desta forma, davam a conhecer diferentes técnicas laboratoriais, analisando o ADN de vestígios deixados pelo (s) meliante (s), comparando-os com o de “suspeitos” encontrados entre o grupo de estudantes.

Este é apenas um exemplo do que foi o Dia Aberto da UAlg, uma iniciativa que visa ser um cartão de visita da instituição, divulgando a oferta formativa existente junto de estudantes que ainda estão a decidir o seu futuro.

Em mais de uma centena de atividades, os visitantes puderam viver uma verdadeira viagem ao mundo da investigação, através das várias áreas de estudo da UAlg. Os alunos também puderam acompanhar e participar nas emissões em direto da Rádio Universitária do Algarve (RUA FM).

Segundo, André Botelheiro, coordenador do Gabinete de Comunicação da UAlg, este dia superou as expetativas devido, em grande parte, à motivação e união de todos os agentes envolvidos (alunos da UAlg, professores, funcionários…) na organização do Dia Aberto.

«Este tipo de iniciativas reveste-se de primordial importância, não só pela divulgação da oferta formativa e, consequentemente, da UAlg no seu todo, mas também pelo impacto que possa ter na divulgação e no incentivo da prossecução dos estudos superiores», considerou André Botelheiro, garantindo, ainda, que «para o ano haverá mais, se não igual, melhor».

Comentários

pub