Escolas de Portimão organizam o Dia Paralímpico na Escola

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP), em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e o Agrupamento de Escolas Poeta […]

CPP-DiaParalimpicoEscola-Portimao-cartazO Comité Paralímpico de Portugal (CPP), em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, está a organizar o Dia Paralímpico na Escola em Portimão.

O Dia Paralímpico tem o seu início a 11 de março, com a Ação de Formação – Modalidades Paralímpicas em Contexto Escolar, destinada a professores, alunos e técnicos desportivos, de forma a transmitir os princípios base de algumas das modalidades desportivas envolvidas no Dia Paralímpico na Escola.

No dia 17 de março, pelas 10h00, é tempo para o colóquio com o tema “O Movimento Paralímpico”.

O debate contará com a presença do paraciclista Luís Costa e do treinador de vela Luís Brito, do presidente do CPP Humberto Santos, o diretor do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, Luís Manuel Correia, e da vereadora da Educação Ana Figueiredo Santos.

O dia 18 de março está reservado para a experimentação de modalidades paralímpicas.

Ao todo serão treze modalidades – andebol em cadeira de rodas, atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, goalball, judo, karaté, natação, ténis em cadeira de rodas, tiro, vela e voleibol sentado.

A partir das 08h25, estas modalidades serão dinamizadas na Escola Secundária Poeta António Aleixo (sala multiusos, pavilhão desportivo e zonas exteriores), no pavilhão e zona exterior da Escola Básica 2,3 D. Martinho de Castelo Branco, na Piscina Municipal e Marina de Portimão.

CPP_CMYKEste momento de aproximação às modalidades paralímpicas e surdolímpicas permite afirmar o princípio universal de que o desporto é para todos, atraindo novos atletas para as modalidades paralímpicas.

Apesar de dirigido aos estudantes do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo e das instituições de apoio à deficiência do concelho, qualquer pessoa pode aparecer durante a manhã do dia 18 de março nas instalações desportivas e assistir às atividades ou mesmo aventurar-se a experimentá-las.

Com este evento, que já se vem tornando regular nas atividades do Comité Paralímpico, dá-se mais um passo para a integração das disciplinas paralímpicas nos currículos da disciplina de Educação Física, levando-as aos locais de base de prática desportiva e aos públicos mais jovens, contribuindo assim para o afirmar do lema do Comité “Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva”.

O evento conta ainda com o apoio de Vista Marina, apartamentos turísticos.

 

O que é o Comité Paralímpico de Portugal:

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) é uma instituição desportiva, sem fins lucrativos, com a missão de divulgar, desenvolver e defender o Movimento Paralímpico e o desporto em geral, em conformidade com as normas do Comité Paralímpico Internacional.

Tem ainda como missão promover o gosto pela prática desportiva, como meio de formação do carácter, de defesa da saúde, do ambiente, da coesão e inclusão social, e a responsabilidade de gerir o Programa de Preparação Paralímpica e de assegurar a participação nos Jogos Paralímpicos e Surdolímpicos.

 

ONDE EXPERIMENTAR AS MODALIDADES:

 Escola Básica 2,3 D. Martinho de Castelo Branco – Pavilhão: andebol em cadeira de rodas, basquetebol em cadeira de rodas, karate
 Escola Básica 2,3 D. Martinho de Castelo Branco – Exterior: atletismo, ciclismo
 Escola Sec. Poeta António Aleixo – Sala Multiusos: goalball, tiro
 Escola Sec. Poeta António Aleixo – Pavilhão Desportivo: boccia, judo, voleibol sentado
 Escola Sec. Poeta António Aleixo – Exterior 1: atletismo
 Escola Sec. Poeta António Aleixo – Exterior 2: ténis em cadeira de rodas
 Piscina Municipal: natação
 Marina de Portimão: vela

Comentários

pub