Embarcação de pesca encalha perto de Quarteira

A embarcação de pesca costeira «Carlos Orlando», registada em Tavira, encalhou esta manhã a leste de Quarteira, ao largo da […]

Salva vidas ISNA embarcação de pesca costeira «Carlos Orlando», registada em Tavira, encalhou esta manhã a leste de Quarteira, ao largo da zona de Vale de Lobo. O incidente não causou feridos e dos quatros elementos da tripulação, apenas o mestre se mantém no barco, para tentar retirá-lo do local após a enchente da maré, que deve atingir a preia-mar às 16 horas.

Segundo revelou ao Sul Informação o tenente Ronda Branca, adjunto do Capitão do Porto e Faro, que está a coordenar esta operação, a situação estará sob controlo e já há meios da autoridade marítima no local, para prestar apoio ao mestre do barco encalhado.

«O alerta foi dado às 8h45 por uma embarcação de pesca, que prestou um primeiro auxílio. Entretanto, já estão em terra três dos quatro tripulantes. O mestre quis ficar na embarcação, para a tentar retirar com a subida da maré», revelou.

As atuais condições climatéricas e do estado do mar, com vento fraco e pouca agitação marítima, determinam que não haja, para já, «razão para preocupações, porque não há vidas em risco». Apesar de ser previsível que a situação não se altere, a autoridade marítima vai acompanhar de perto a situação, já que a prioridade «é salvaguardar as vidas humanas».

Para isso, está já junto da embarcação encalhada uma lancha salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos, «a que se juntará uma embarcação da Polícia Marítima». Estes meios marítimos serão apoiados por elementos daquela força policial, em terra.

 

Comentários

pub