Cooperativa ECOS coordena projeto europeu para o estímulo da participação democrática

A Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento ECOS promoveu um encontro entre organizações da sociedade civil de Portugal, Alemanha, Eslovénia, […]

Round Trip_Cooperativa ECOSA Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento ECOS promoveu um encontro entre organizações da sociedade civil de Portugal, Alemanha, Eslovénia, Polónia e Lituania na cidade polaca de Rybnik, no âmbito do projeto «Round-trip».

A associação algarvia é a coordenadora deste projeto europeu, que visa desenvolver metodologias inovadoras na área da participação democrática.

O encontro dos dias 12 e 13 de fevereiro teve como principal objetivo finalizar os preparativos para o lançamento deste projeto.
A partir de agora, serão lançados uma série de seminários locais, que levarão as entidades participantes aos diversos países envolvidos no «Round-Trip». Para o Algarve, está já agendada uma conferencia internacional sobre a temática, em novembro.

«Os eventos do projeto serão uma oportunidade de partilha de informação e experiências, debate e reflexão conjunta, por parte de cidadãos e autoridades públicas dos cinco países. Estes atores serão também convidados a formular recomendações com vista à melhoria dos mecanismos existentes e a propor novas abordagens que estreitem a sua relação e potenciem uma maior participação de todos na tomada de decisões públicas», explicou a ECOS, numa nota de imprensa.

Durante o encontro em Rybnik, que os parceiros reuniram-se com o presidente e vice-Presidente do Município com quem debateram os principais desafios no envolvimento dos cidadãos no poder local.

Os interessados em obter mais informações sobre o projeto «Round-Trip: A Citizens Participation Journey Between Local and European Levels», podem entrar em contacto com a coordenação do projeto através do email [email protected].

Comentários

pub