Câmara decide hoje o futuro do Parque de Campismo da Praia de Faro

Reclamar a posse do Parque de Campismo da Praia de Faro, transformá-lo num parque de estacionamento temporário, com 400 lugares […]

Parque Campismo Praia de Faro_1Reclamar a posse do Parque de Campismo da Praia de Faro, transformá-lo num parque de estacionamento temporário, com 400 lugares gratuitos, e, mais tarde, numa zona de lazer «para fruição da população e dos visitantes».

Esta é, em linhas gerais, a proposta que o executivo camarário farense vai apresentar esta quinta-feira, em Reunião de Câmara, no sentido de mitigar as limitações que obras da Sociedade Polis vão causar, no acesso à principal zona balnear do concelho.

Para passar, a proposta terá de convencer pelo menos um deputado da oposição, já que o executivo PSD/CDS-PP da Câmara de Faro não tem maioria neste órgão. O PS, com tantos vereadores como a maioria (4) e a CDU, com um vereador, terão, assim, uma palavra a dizer.

Em declarações ao Sul Informação, o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau revelou que a intenção de reclamar, definitivamente, o espaço do Parque de Campismo e transformá-lo, para já, num parque de estacionamento, está ligada ao lançamento do concurso público de requalificação do Parque de Estacionamento Exterior da Praia de Faro e dos acessos à zona balnear, pela Sociedade Polis Ria Formosa.

Parque Campismo Praia de Faro_3«Tendo em conta que estas obras vão avançar, haverá constrangimentos ao estacionamento, no exterior da Praia», enquadrou Rogério Bacalhau. «Daí, surgiu a ideia de utilizar o espaço do Parque de Campismo para criar uma zona de estacionamento, para funcionar este ano. No próximo ano, ser-lhe-á dado outro destino», disse o edil.

Em 2016, já haverá parque de estacionamento novo no exterior da praia e um acesso seguro para peões e ciclistas. «Nas obras de requalificação dos acessos, será construído um passadiço, pedonal e ciclável. A partir daí, o parque ficará mais “próximo” da Praia», tendo em conta que as condições de acessibilidade para peões e ciclistas serão «muito melhores e mais seguras».

Para já, não há um projeto definido para a futura utilização deste espaço, mas há uma ideia clara. «Pretendemos criar uma zona de lazer, que permita mais atividades ligadas à ria Formosa e ao Mar, para fruição da população e dos visitantes. Queremos colocar este espaço ao serviço de todos», revelou.

Hoje, o espaço continua a ser utilizado pelos membros da Comissão de Utentes do Parque de Campismo, com quem a autarquia assinou um acordo, em 2010, que previa a utilização do espaço pelos primeiros «sem custos para o município». «O acordo renova-se automaticamente a cada 60 dias e pode ser denunciado por qualquer uma das partes, com 30 dias de antecedência», explicou Rogério Bacalhau.

Parque Campismo Praia de Faro_2A denúncia deste contrato, como passo fundamental para usar o agora Parque de Campismo para outro fim, é um ponto central da proposta que será votada hoje. «Já falei com os representantes dos utentes, para lhes manifestar a nossa intenção», disse o edil farense.

Caso a proposta do executivo seja aprovada, o espaço ficará “livre” a partir «de 10 de abril», já que a mais recente renovação de contrato ocorreu a 9 de fevereiro. Ou seja, o contrato terá de ser denunciado antes de 9 de março.

Entretanto, o PSD/Faro já veio a público apelar aos partidos da oposição para que acompanhem o executivo «nesta decisão que há anos todos afirmam em surdina concordar, mas que ninguém até hoje tinha tido coragem de tomar».

Numa nota de imprensa em que «saúda a coragem» do presidente da Câmara de Faro e da sua equipa, os social-democratas consideraram que o projeto irá contribuir «para uma imagem renovada da Praia de Faro, melhor organizada, mais agradável para todos e mais competitiva turisticamente».

 

Comentários

pub