BE denuncia rutura de sacos de ostomia nos hospitais do Algarve

O Bloco de Esquerda denunciou a rutura de sacos de ostomia no Centro Hospitalar do Algarve e já questionou o […]

Bloco de EsquerdaO Bloco de Esquerda denunciou a rutura de sacos de ostomia no Centro Hospitalar do Algarve e já questionou o Governo sobre esta falha, bem como sobre a a atualização da comparticipação a atribuir pelo SNS a quem precisa deste tipo de material.

Segundo os bloquistas, «os utentes ostomizados deparam-se frequentemente com dificuldades em acederem a sacos de ostomia, seja porque estão esgotados nas unidades de saúde, seja porque a sua aquisição nas farmácias não está ao alcance de todos, dado ser necessário realizar-se o pagamento antecipado, o qual não está ao alcance de muitos doentes».

«A situação é profundamente injusta e coloca as pessoas ostomizadas numa posição frágil e de extrema degradação física e psicológica, sobretudo quando, não tendo possibilidade de adquirir os sacos os fazem substituir por outros, inadequados para o efeito, que potenciam complicações de saúde», acrescenta o BE.

Estes sacos são utilizados para recolher fezes ou urina em doentes ostomizados, o que torna a questão sensível não só do ponto de vista da saúde destes utentes, mas também da sua dignidade.

«A situação já havia sido registada nas unidades de cuidados de saúde do CHA e, para o Bloco, é fundamental que seja resolvida com urgência e que as pessoas ostomizadas sejam tratadas com a dignidade que merecem, sendo fundamental atualizar a comparticipação do SNS, assegurando que tem acesso aos sacos que necessitam», defende aquela partido.

Comentários

pub