Atlantic Tour 2015 traz 300 cavaleiros, mil cavalos e 21 milhões de euros ao Algarve

Vilamoura recebe de 17 de fevereiro a 5 de abril o Atlantic Tour 2015, o maior evento equestre nacional. A […]

Atlantic TourVilamoura recebe de 17 de fevereiro a 5 de abril o Atlantic Tour 2015, o maior evento equestre nacional. A competição vai trazer ao Algarve 300 cavaleiros – entre os quais alguns dos melhores do mundo-, 1000 cavalos, mas também muitos benefícios para a economia, sendo estimado um impacto positivo na ordem dos 21 milhões de euros.

As potencialidades económicas deste Atlantic Tour foram um ponto central da apresentação do evento, realizada esta quinta-feira no Centro Hípico de Vilamoura, que contou com a presença de  António Moura, organizador do evento, Desidério Silva, presidente da RTA e Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Para António Moura, «tem havido um grande desenvolvimento e evolução do hipismo no Algarve. Havia a ideia que este era um desporto de alta sociedade mas é, acima de tudo, uma indústria que cria, na Europa, 100 mil milhões de euros e 400 mil postos de trabalho. Por cada 4 cavalos há um emprego», realça.

O  organizador do evento destacou ainda as condições únicas que Vilamoura tem para a prática da modalidade, sendo que há a intenção de alongar a estadia de quem vem ao Algarve para competir. «O projeto equestre em Vilamoura tem condições únicas na Europa: temos o aeroporto a 20 quilómetros e condições climatéricas excecionais. Em 2015, há outro evento em outubro que vai ter quatro semanas. O nosso objetivo é “ligar” outubro a março sempre com eventos».

«Acaba por funcionar também como um investimento imobiliário, porque se os cavaleiros ficarem aqui por seis meses, constroem aqui as suas casas, porque é uma região com condições ideais», acrescentou.

Para já, nesta prova «durante seis semanas vai haver salto de obstáculos e há uma novidade, que é a prova de dressage que, talvez para o ano, seja alargada a para mais uma ou duas semanas».

A prova de dressage, também ela, pode trazer benefícios para a economia portuguesa. «O cavalo lusitano é muito utilizado para esta modalidade e a ministra da Agricultura vai estar presente num desses dias, porque o evento acaba por funcionar como uma montra para o cavalo lusitano».

 

Hotéis vão beneficiar com o Atlantic Tour

DSC_0288No total, durante as sete semanas, são esperadas mais de 70 mil dormidas na hotelaria algarvia relacionadas com o Atlantic Tour, números que fazem o presidente do Turismo do Algarve acreditar que esta é uma boa forma de combater a sazonalidade na região.

«Este é um evento que demonstra a importância deste produto para o Algarve, ter 70 mil dormidas, nesta altura do ano… Temos de criar sustentabilidade no turismo do Algarve, criando alternativas para que, em meses como o de janeiro, não exista um total de 50 mil dormidas», afirmou.

No entanto, Desidério Silva lamenta não ter mais meios disponíveis para apoiar este e outros eventos. «É importante fazer sentir a importância destes eventos aos responsáveis do país porque, com estes números, não é preciso justificar mais nada. Lisboa está perto, mas está longe nas decisões em relação aos orçamentos que nem sempre estão corretas. Há que olhar para um evento destes como um projeto nacional e internacional. Há que ter a noção que quando se investe 10 mil euros no Algarve, acaba por haver um retorno de 100 mil».

Vítor Aleixo concordou com Desidério Silva e destacou o perfil de quem vai estar em Vilamoura para assistir, ou participar na prova. «São seis mil pessoas, que vão passar por aqui e que, em regra, têm um elevado poder económico. Para além de turista e visitante podem tornar-se investidores. Temos de olhar cada vez com mais interesse e entusiasmo para esta prova».

 

 

 

 

 

Comentários

pub