Algarvio Filipe Santos disputa 1º Campeonato Nacional de natação adaptada da FPN

O nadador algarvio Filipe Santos (FC Ferreiras) participa, este domingo, em Vila Franca de Xira, no Campeonato Nacional de Inverno […]

Campeonato Nacional de Inverno_2O nadador algarvio Filipe Santos (FC Ferreiras) participa, este domingo, em Vila Franca de Xira, no Campeonato Nacional de Inverno de natação adaptada, prova que permite a obtenção de mínimos de participação para os Mundiais de Glasgow e Texas (Surdos).

Em competição, estarão 123 atletas (88 masculinos e 35 femininos) em representação de 27 equipas. Esta é a primeira vez que a Federação Portuguesa de Natação (FPN) organiza a prova.

“Vão estar presentes os melhores nadadores nacionais, com especial atenção para aqueles que integram os Projetos de Preparação Paralímpica Rio 2016, Esperanças Paralímpicas e Projeto de Preparação Ancara 2017 e, por isso, esperamos que o ritmo competitivo seja elevado e que sejam alcançados mínimos de participação para o Campeonato do Mundo de Glasgow e para o Mundial de natação para surdos, no Texas, ambos este ano”, afirma Mariett Matias, coordenadora técnica de natação adaptada da FPN.

Segunda a responsável técnica, “este é um marco para a história da natação adaptada, pois é o primeiro Campeonato Nacional organizado pela FPN e como tal marca definitivamente a inclusão desta disciplina na estrutura da federação”.

“Quisemos, igualmente, seguir a linha organizativa que vinha a ser realizada até aqui, por forma a minimizar esta passagem, e como tal preferimos manter a estrutura e dinâmica de campeonatos anteriores, assim como o local, já que Vila Franca de Xira recebe sempre de forma tão acolhedora estes eventos”, frisa a coordenadora.

As provas têm início às 09h30 e 16h30.

O Campeonato Nacional de Inverno de natação adaptada é organizado pela FPN com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Comentários

pub