Sucesso do Turismo depende do trabalho em rede entre empresários e entidades

Todos juntos, num mesmo espaço: operadores turísticos, agências de viagens, unidades hoteleiras, universidades, escolas, empresas de turismo, câmaras municipais, associações, […]

Tourism trade show_1Todos juntos, num mesmo espaço: operadores turísticos, agências de viagens, unidades hoteleiras, universidades, escolas, empresas de turismo, câmaras municipais, associações, entidades públicas ligadas ao turismo. Foi este o espírito do evento inédito promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, o 1º Tourism Trade Show, que decorreu nos dias 15 e 16 de Janeiro, na EHTA.

Depois do sucesso do fórum realizado no ano passado, sob o lema ‘Uma Marca, Um Destino’, a Escola de Faro volta a erguer este emblema para servir de base à 1ª mostra de turismo do Algarve.

Dar a conhecer ideias, juntar esforços, interagir e partilhar projetos inovadores. Este sentimento de pertença, de forte identidade da região foi sentido por todos os participantes na feira.

O trabalho em rede é fundamental para alcançar o sucesso pleno da marca Algarve e isso mesmo foi destacado pelo diretor da EHTA Pedro Moreira: «o Tourism Trade Show Algarve 2015 atingiu os seus objetivos enquanto evento de partilha e network dos players do setor».

Alguns dos participantes salientaram precisamente a proximidade entre todos e a facilidade nos contactos como um dos principais trunfos do evento: «Foi surpreendente! Não sabíamos para onde vínhamos, mas no fim foi muito bom. O facto de ser mais pequeno que a BTL, por exemplo, facilita os contactos», referiram os empresários do stand da Taste It, empresa que atua na área da comunicação e gastronomia.

Com mais de 40 expositores, o evento contou também com debates, workshops e simpósios, em que a adesão do público foi uma constante. Ao longo dos dois dias, perto de 800 pessoas visitaram a feira, que contou ainda com a presença de 300 alunos oriundos de 14 escolas de toda a região do Algarve. Uma oportunidade para estes estudantes ficarem a conhecer as instalações da EHTA e a sua oferta formativa.

O 1º Tourism Trade Show foi organizado pelas turmas finalistas dos cursos de Gestão e Produção de Cozinha e Pastelaria, Gestão de Turismo e Gestão de Hotelaria, nas variantes de Alojamento e Restauração e Bebidas.

Tourism trade show_2O diretor da escola destacou também a forma como o evento foi pensado e o conceito que está na sua génese: «é um evento que resulta do método de ensino/aprendizagem, alicerçado em projetos âncora pensados, geridos e operacionalizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve. Este modelo estimula o empreendedorismo dos formandos, proporcionando-lhes a oportunidade de transformar ideias em realidades, numa abordagem de “aprendizagem fazendo”, desenvolvendo, assim, a sua criatividade, inovação, resiliência, iniciativa e contacto com o mundo do trabalho».

Paula Vicente, coordenadora da Formação Inicial, reforçou a importância de projetos desta natureza para a preparação dos alunos que irão entrar, dentro em breve, no mercado de trabalho.
Este evento também conjugou as vertentes de “Feira de Estágios & Emprego” e as “Jornadas de Empreendedorismo” sempre presentes na agenda das Escolas de Hotelaria.

Os vários formadores envolvidos na organização da feira destacaram igualmente a vertente pedagógica e de incremento de competências dos alunos e o esforço que implica erguer um evento desta natureza: «para uma escola, a organização desta mostra de turismo só é uma realidade graças às parcerias estabelecidas com inúmeras entidades e empresários da região. Sem estes patrocinadores, a quem queremos expressar o nosso agradecimento, nada teria sido possível».

No final do evento, direção, formadores e alunos fizeram um balanço muito positivo desta iniciativa inédita, que pretendem que seja uma marca que a EHTA irá perpetuar.

 

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

 

Comentários

pub