Rodrigo Leão e Companhia Nacional de Bailado vão estar no Teatro das Figuras

Em janeiro e fevereiro, há lugar para as mais variadas expressões de arte, no Teatro das Figuras. A estrutura cultural […]

Rodrigo LeãoEm janeiro e fevereiro, há lugar para as mais variadas expressões de arte, no Teatro das Figuras.

A estrutura cultural farense propõe espetáculos de música, teatro, dança, cinema e exposições, nos próximos dois meses, que trarão à capital algarvia, entre muitos outros, Rodrigo Leão, a Companhia Nacional de Bailado e uma exposição de Luís Ramos, fotojornalista do Público.

Hoje, sábado, há teatro, partir das 21h30. Eduardo Madeira e Manuel Marques interpretam uma comédia sobre dois atiradores que estão no topo de um prédio. «Não sabemos se são da polícia ou assassinos. Sabemos apenas que esperam a chegada de alguém que será a vítima», segundo o Teatro das Figuras.

Segue-se o cinema, numa parceria entre o Teatro Municipal de Faro e o Cineclube de Faro. Na próxima terça-feira, dia 13 de janeiro, às 21h30, será exibido o filme de Jean-Luc Godard «Adeus à Linguagem», distinguido com o Prémio do Júri na edição de 2014 do Festival de Cannes.

Dois dias depois, no dia 15 de janeiro, será inaugurada no Foyer do teatro das Figuras a exposição de fotografia «Layers», do fotógrafo Luís Ramos, uma mostra que conta com Nuno Faria como curador.

No mesmo dia, uma quinta-feira, às 18h30, ovioloncelista Mikhail Shumov interpretará as suites para violoncelo de Bach e Reger, no âmbito de uma parceria entre a casa que acolhe o espetáculo e a Fundação Pedro Ruivo.

Segue-se, no fim-de-semana, a 2ª edição do Faro Tango Fest, que propõem um workshop de dois dias de Tango Argentino (16 e 17 de Janeiro), o espetáculo «Tango a Cuatro», com as duplas Gastón e Laura e Milton e Romina (dia 17, 21h30), terminando com uma Milonga, no Foyer do Teatro (dia17, 23 horas).

A Cabeça MudaNos dias 22 e 23 às 21h30, o LAMA – Laboratório de Artes e Media do Algarve apresenta no Pequeno Auditório a peça «A Cabeça Muda», interpretada pela consagrada atriz Isabel Medina, por João de Brito e Ana Lopes Gomes.

«A Cabeça Muda parte do retrato brutal das sociopatias contemporâneas; a posse e a vontade de libertação são os movimentos contrários que estabelecem o conflito», descrevem os promotores do espetáculo.

No dia 24, um sábado, Rodrigo Leão regressa ao palco do Teatro das Figuras, para apresentar o espetáculo «O Espírito de Um País», o mesmo que apresentou na escadaria do Palácio de São Bento por ocasião da homenagem aos 40 anos do 25 de Abril.

«O Espírito de Um País é um espetáculo imperdível, uma viagem pelo Portugal que Rodrigo Leão tão bem tem representado além fronteiras e que tanto tem inspirado as suas inimitáveis criações!», assegura o Teatro das Figuras.

No dia 29 de janeiro, às 21h30, o Comando Territorial de Faro da GNR organiza um concerto com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, sob direção do Maestro Capitão João Afonso Cerqueira. Este concerto é de entrada livre, sujeita à lotação da sala.

A programação do mês encerra com mais uma edição das «Noites de Sofá», que volta a transformar o palco do Teatro das Figuras numa sala de estar que acolhe o público e, desta feita, o guitarrista Norberto Lobo.

«No seu mais recente trabalho Fornalha “o guitarrista continua a impulsionar a inovação no seu trabalho com uma subtileza tal que o parece revestir de uma espécie de liberdade fantástica», enquadra o TMF.

 

«O Lago dos Cisnes» passa no Teatro das Figuras em fevereiro

O Lago dos CisnesA diversidade na programação continua, no mês de fevereiro, que começa com uma peça de bailado clássico. A Companhia Nacional de Bailado volta ao Algarve para interpretar o famoso ballet «O Lago dos Cisnes», com música de Piotr Tchaikovski, contando, para isso, com a parceria da Orquestra Clássica do Sul (OCS). As sessões estão marcadas para os dias 6 e 7 de fevereiro, uma sexta e um sábado, às 21 horas.

Este espetáculo revisita «um clássico incontornável da história da dança» e motivará a utilização do fosso da orquestra do Teatro das Figuras. A coreografia está a cargo de Fernando Duarte.

No dia 10, uma terça-feira, há concerto pedagógico, uma iniciativa do Serviço Educativo do Teatro das Figuras agendada para as 10h30, que conta, igualmente, com a participação da OCS.

No dia 13 de fevereiro, a «Banda do Mar» chega a Faro, para dar um concerto que assentará no seu primeiro trabalho, mas também em temas da carreira de Mallu Magalhães e Marcelo Carmelo, as vozes do projeto. Em palco, estarão, igualmente, o baterista Fred, Bernardo Barata (baixo) e Alexandre Bernardo (guitarra).

No dia 15, um domingo, regressam os Concertos Promenade, (e a Orquestra Clássica do Sul). O ciclo Promenade de 2015 debruçar-se-á sobre «Santos Lendários» e a primeira sessão será dedicada a «D. Nuno, o Santo Cavaleiro». A sessão começa, como é hábito, ao meio dia.

No dia 19, o ciclo «Às Quintas no Teatro» sugere a peça «Das Ding», seguindo-se, no sábado dia 21, o concerto «Amália por Júlio Resende», onde o pianista português se apresentará a solo e tocará músicas da grande diva do Fado.

O Cineclube de Faro e o teatro continuam a colaborar, em fevereiro, e sugerem o filme «Os Maias», de João Botelho. O filme será exibido em duas sessões, no dia 24 de fevereiro, às 15 horas e 21h30.

A programação de fevereiro do Teatro das Figuras encerra com música, garantida por diversos intérpretes e com um cariz solidário. O espetáculo «Lusofonia Abraça a Causa», promovido pelo Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (C.A.S.A.), juntará em palco Dino D’Santiago, Jorge Fernando e Fátima Rebordão.

Comentários

pub