Museu Municipal de Loulé comemora 20 anos com programação variada

“Museu: lugar de diálogos que usa as coleções para inspirar as pessoas” é o lema das comemorações dos 20 anos […]

PosterInside_Semana Cultural Alte“Museu: lugar de diálogos que usa as coleções para inspirar as pessoas” é o lema das comemorações dos 20 anos do Museu Municipal de Loulé, que se assinalam em 2015.

Sob esse lema, foi criado um programa que reúne mais de meia centena de atividades a realizar durante todo o ano e que permitirão conhecer quem fez o museu ao longo destes 20 anos e perspetivar o seu futuro e impacto na comunidade louletana.

A assinatura de um protocolo de colaboração com o Campo Arqueológico de Mértola e a participação do arqueólogo Cláudio Torres na primeira sessão da iniciativa “Museologando com…”, marcadas para dia 16 de Janeiro, às 16h00, no Museu Municipal de Loulé, marcam a abertura do programa de comemorações.

Ainda em Janeiro, arranca também a iniciativa “Olhar de…”, que começará por trazer a Loulé o empresário André Jordan, presidente do Grupo de Amigos que instalou o Museu há 20 anos. Será no dia 24 de Janeiro, às 16h00, no Museu Municipal.

A iniciativa “Museologando com…”, que contará com a participação de especialistas na área da museologia, será protagonizada, em Fevereiro, por Helena Catarino, professora da Universidade de Coimbra e especialista em Loulé Islâmico, enquanto “Olhar de…” continua em Fevereiro, com João Guerreiro, antigo reitor da Universidade do Algarve. Estas atividades são mensais e terminam em Dezembro, sempre com convidados diferentes.

Outras das iniciativas que vai decorrer ao longo do ano é o “Laboratório da Memória”, que se destina a debater «o que o Museu contribuiu (ou não) para a comunidade, chamando os louletanos a conversar e a partilhar o seu olhar sobre este equipamento cultural e interseções entre património e contemporaneidade», e convocando «artistas de várias áreas a dialogarem com as coleções materiais e imateriais do Museu».

No passado dia 10, começou a atividade “Famílias no Museu”, que continuará em 2016, e que pretende proporcionar um sábado à tarde diferente, sempre com o Património Cultural como mote de brincadeira e atividade.

As “9 Musas” também virão comemorar os 20 anos, numa atividade divertida e centrada na História local, dinamizada por Afonso Dias.

Em termos de contributo material, as comemorações resultarão na produção de um vídeo promocional, que está em elaboração, no lançamento do catálogo bilingue do núcleo sede do Museu, no novo logotipo do Museu, numa parceria com o curso de Design de Comunicação da Universidade do Algarve, e que será apresentado em Maio, e, também, num ou vários documentos virtuais e físicos para memória futura de 2015.

O Museu Municipal de Loulé teve a sua inauguração oficial no dia 25 de Maio de 1995, com um projeto de arquitetura e museografia da autoria de Mário Varela Gomes, exibindo uma coleção de materiais resultantes de doações, recolhas de superfície e escavações arqueológicas.

O Museu Municipal é a sede de uma estrutura de vários espaços museológicos situados um pouco por todo o concelho. Instalado no piso térreo da antiga Alcaidaria do Castelo de Loulé, este reúne os achados arqueológicos mais significativos, compostos sobretudo por conjuntos de peças de várias proveniências, recolhidos em áreas urbanas ou costeiras, em resultado de projetos de investigação, de prospeções e de achados ocasionais.

O Museu exibe atualmente, nas três salas, uma exposição de longa duração dedicada à coleção de arqueologia, com conjuntos de peças provenientes de campanhas que decorreram em diversos locais do concelho.

O conceito em que assenta a programação do 20º aniversário é o de que o museu é a «casa que guarda e apresenta sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e peças diferentes. Os museus são conceitos e práticas em metamorfose», usando a definição do Instituto Brasileiro de Museus.

«É neste conceito de vida e de implicação na vida e na construção do território que os museus devem ter que assenta a proposta de programação, criando pontes para o futuro e para o diferente», salienta a Câmara de Loulé, em nota de imprensa.

Comentários

pub