Ligação Marítima entre Faro e Tânger cada vez mais próxima de ser reativada

A vontade é mútua, há acordo de princípio de todas as partes envolvidas e até já há um armador interessado. […]

Porto Comercial de FaroA vontade é mútua, há acordo de princípio de todas as partes envolvidas e até já há um armador interessado. A ligação marítima entre o Algarve e Marrocos, mais precisamente entre Faro e Tânger, deu hoje mais um passo rumo à reativação, após uma reunião entre representantes de entidades de ambos os países, incluindo a embaixadora do Rei de Marrocos em Portugal Karima Benyaïch, que decorreu em Faro, ao final da tarde.

Aproveitando a presença dos responsáveis por diversas instituições marroquinas, nomeadamente do Turismo de Tânger e da diplomata, na conferência «Marrocos: um destino turístico próximo e complementar», que teve lugar esta sexta-feira de manhã, na Universidade do Algarve, foi marcado um encontro bilateral para debater a possibilidade de voltar a implantar uma ligação direta entre a região e aquele país do Norte de África.

No final da reunião, onde participou o responsável por uma empresa que já efetua ligações entre Tarifa e Algeciras, em Espanha, e Tânger, ficou acordado que «o armador vai mandar a informação sobre o barco», para ser analisada pelos técnicos das autoridades portuárias dos dois países e aferir quais as condições necessárias para permitir a sua atracagem.

«A situação evoluiu muito bem, até porque o interesse é mútuo. equipas técnicas de ambos so países vão estudar a situação e deverão reunir-se dentro de um mês, para voltar a trocar impressões», revelou o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, que à margem do congresso já se havia mostrado esperançoso de que poderia haver avanço, na reunião que ainda ia acontecer.

«Julgo que com uma intervenção simples no porto de Faro, será possível criar condições para acolher esta ligação. Este é, de resto, o momento ideal, já que a Administração dos Portos de Sines e do Algarve estão a estudar a viabilidade do porto e poderão integrar as intervenções necessárias nas obras que está previsto serem feitas», disse Rogério Bacalhau.

Congresso Turismo Marrocos_Ualg_1Este passo em frente acaba por ser natural, já que durante a iniciativa que decorreu de manhã, a vontade de reativar a ligação esteve presente em praticamente todos os discursos.

A embaixadora Karima Benyaïch, o edil farense, o diretor da agência de turismo de Tânger, José Alberto Alegria e o dirigente da AHETA Elidérico Viegas realçaram a importância desta ligação para potenciar, não só, a aproximação cultural entre o Algarve e Marrocos, mas também para permitir uma cooperação mais profunda, no setor do turismo, onde a complementaridade é a palavra de ordem.

Além de Rogério Bacalhau e dos representantes marroquinos, estiveram na reunião diversas entidades lusas, entre as quais a Administração de Portos de Sines e do Algarve e a Região de Turismo do Algarve. Também presente esteve José Alberto Alegria, cônsul honorário de Marrocos no Algarve, que é o rosto das relações entre a região e Marrocos e, como tal, recebeu hoje uma condecoração atribuída pelo Rei de Marrocos, «pelas décadas de bons serviços no estreitamento dos laços entre aquele país do Norte de África e Portugal».

Comentários

pub