Jornadas de Desenvolvimento marcam arranque da revisão do PDM de Odemira

A primeira ação de um conjunto de Jornadas de Desenvolvimento, no âmbito do processo de revisão do Plano Diretor Municipal […]

PrintA primeira ação de um conjunto de Jornadas de Desenvolvimento, no âmbito do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Odemira, vai decorrer no próximo dia 30 de Janeiro, a partir das 9h30, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, numa iniciativa do Município.

Este colóquio marca o arranque dos trabalhos de definição dos objetivos estratégicos do PDM e tem por objetivo envolver a população na construção de uma visão coletiva para o futuro do concelho de Odemira.

O colóquio incidirá sobre três eixos de reflexão e debate – passado, presente e futuro, apresentando uma retrospetiva desde a génese de conceção dos Planos Diretores Municipai, até à mudança de paradigma resultante do atual enquadramento legal, que implica uma profunda modificação dos processos de gestão territorial.

O primeiro painel terá como tema “Passado”, para avaliação da gestão do território baseada na leitura dos Planos Diretores Municipais de 1ª e 2ª geração, que tinham um carácter mais regulamentar, entre a perspetiva nacional e o exemplo do PDM de Odemira.

A partir das 14 horas, será discutido o “Presente” dos PDM, com incidência sobre o ordenamento do território face às dinâmicas das sociedades modernas e as expetativas entre a baixa densidade e o crescimento económico.

O último painel será dedicado ao “Futuro”, com análise à dimensão estratégica do planeamento e gestão municipal, a monotorização dos PDM e a participação pública.

A participação será gratuita, mas de inscrição obrigatória, que deverá ser efetuada até ao dia 27 de janeiro, através do e-mail [email protected]

Comentários

pub