Docapesca prepara investimento de meio milhão de euros no Porto da Baleeira

A Docapesca deverá colocar a concurso as empreitadas para requalificação da antiga e atual lotas do Porto da Baleeira, em […]

Porto da Baleeira SagresA Docapesca deverá colocar a concurso as empreitadas para requalificação da antiga e atual lotas do Porto da Baleeira, em Sagres, Vila do Bispo, nos próximos dois meses. As obras, que no seu conjunto significarão um investimento de quase meio milhão de euros, estão na fase final de execução do projeto e a empresa pública conta ter condições de os lançar até final de abril.

No caso do projeto de requalificação do Edifício da Antiga Lota, projeto de 320 mil euros apoiado pelo programa PROMAR, prevê-se que a empreitada seja «colocada a concurso até Março de 2015, para que seja realizada até final deste ano». Já o projeto de Requalificação da atual lota, orçado em mais de 177 mil euros, deverá ser colocado em concurso até final de Abril.

Entretanto, e desde que assumiu a gestão dos Portos de Pesca, em julho de 2014, a Docapesca lançou um conjunto de intervenções na Baleeira, das quais fez um balanço, numa nota de imprensa.

Em novembro passado, foi adjudicada a obra de reposição das Escadas e Defensas no cais de descarga e abastecimento de combustível, um investimento de 45,2 mil euros. Prevê-se que «as escadas estejam substituídas até ao final da semana e as defensas sejam colocadas em Fevereiro (o empreiteiro aguarda a entrega do material pelo fornecedor)».

Também adjudicada foi a obra de reabilitação da iluminação pública, estando a ser investidos 30 mil euros na substituição de alguns postes e luminárias, intervenção que deve ser concluída dentro de um mês, o mesmo prazo para a conclusão de outra obra já adjudicada e em curso, a da substituição dos Portões dos Armazéns dos Comerciantes (45 mil euros).

Estas obras vão ao encontro de algumas das reivindicações dos pescadores de Sagres, das quais o PCP já deu conta, por mais de uma vez, na Assembleia da República, a última das quais já em 2015.

Comentários

pub