Conferência, exposições e promoção turística nos 442 anos da cidade de Lagos

Para comemorar os 442 anos da elevação de Lagos a Cidade, a Câmara Municipal preparou um ciclo de iniciativas, a […]

estudo-3_modelo para programa 26-27-31_2-03_AFPara comemorar os 442 anos da elevação de Lagos a Cidade, a Câmara Municipal preparou um ciclo de iniciativas, a decorrer nos dias 26 e 27 de Janeiro, de âmbito cultural e de promoção turística do concelho.

Assim, para dia 26 está prevista a realização de uma ação de promoção turística, destinada a promover o património cultural, ambiental e a «potenciar a capacidade de atração do município enquanto destino de excelência,» e que se destina exclusivamente a guias-intérpretes, operadores turísticos, unidades hoteleiras, empresas de animação turística e outras com atuação na área do município.

No dia 27, vão abrir ao público duas exposições: uma de pintura de Antero Anastácio, nos Antigos Paços do Concelho, e outra de Banda Desenhada, no Centro Cultural de Lagos (salas 1 e 2).

Ainda neste dia, a partir das 15h00, decorre a conferência inaugural do ciclo que a autarquia vai promover em 2015, subordinado ao tema “Os 600 Anos da Conquista de Ceuta”.

Esta iniciativa é de entrada livre e tem lugar no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho.

O orador convidado e coordenador científico do Ciclo de Conferências é João Paulo Oliveira e Costa (CHAM/FCSH-UNL), que falará sobre “O Infante D. Henrique e Lagos”.

A elevação de Lagos a cidade «representa um dos momentos mais significativos da história local, constituindo o reconhecimento da importância e do trajeto percorrido desde a atribuição do Foral, por D. Manuel I em 1504, até à sua elevação em 1573, por D. Sebastião», salienta a autarquia.

Este facto levou à instalação na cidade dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que se destacaram na história de Portugal.

Daqui partiram igualmente as primeiras caravelas, abrindo caminho às grandes navegações dos Descobrimentos, e com as mesmas a abertura da Europa e da Cristandade a todo o mundo então desconhecido.

«Comemorar a Elevação de Lagos a Cidade é, por isso, uma data que o Município faz questão de celebrar, sendo que para assinalar esta efeméride a autarquia organizou algumas iniciativas», acrescenta a autarquia, em nota de imprensa.

 

PROGRAMA:

♦ Dia 26
9h30 – 12h00 | Ação de Dinamização e Promoção Turística e Cultural de Lagos
Local: Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho (Praça Gil Eanes)

Oradores e Temas:
♦ Mestre Valdemar Coutinho (ISMAT) | “O Património Arquitetónico Militar de Lagos”
♦ Dr. João Fernandes (Região de Turismo do Algarve) | “Património Natural – O Turismo de Natureza”
♦ Doutor Luís Azevedo Rodrigues (Centro Ciência Viva de Lagos) | “O Centro Ciência Viva de Lagos e as saídas de campo”

15h00 -17h00 | Passeio Pedestre pelo Centro Histórico de Lagos com visita ao Património Arquitetónico Religioso

Destinatários da ação: Guias-intérpretes, operadores turísticos, unidades hoteleiras, empresas de animação turística e outras com atuação na área do município.
Inscrições (gratuitas) até 23 de janeiro no Serviço de Comunicação / Helena Castaldo – 282 771 723 ou helena.castaldo@cm-lagos (indicando nome, entidade/empresa que representa e contactos – e-mail e telefone).
Estacionamento gratuito no parque subterrâneo da Frente Ribeirinha, na Avenida dos Descobrimentos para os inscritos.

♦ Dia 27
Abertura de Exposições:
9h00 às 17h00 | Exposição de Pintura de Antero Anastácio
Local: Antigos Paços do Concelho
Entrada livre
Pintor autodidata nasceu e cresceu em Peniche revelando, desde cedo, a sua inclinação para o desenho. Antero Anastácio apresenta um conjunto de obras mostrando o seu estilo de influências surrealistas. Patente até 06 de março.

10h00 às 18h00 | Exposição de Banda Desenhada
Local: Centro Cultural de Lagos (salas 1 e 2)
Entrada livre
A exposição é cedida pelo Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem da Câmara Municipal da Amadora e é constituída pelas seguintes exposições itinerantes: A I República na Génese da Banda Desenha e no Olhar do séc. XXI; Riscos do Natural de José Ruy; Desenhar a Música de José Garcês e 50 anos de Banda Desenhada de José Pires. Patente até 11 de abril.

15h00 | Conferência Inaugural do Ciclo de Conferências subordinadas à temática “Os 600 Anos da Conquista de Ceuta”
Local: Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho (Praça Gil Eanes)
Entrada livre

♦ Orador Convidado e Coordenador Científico do Ciclo de Conferências: Professor Doutor João Paulo Oliveira e Costa (CHAM/FCSH-UNL)
Título: “O Infante D. Henrique e Lagos”

Comentários

pub