Cidade Europeia do Desporto inspira Carnaval de Loulé de 2015

Loulé vai ter, em 2015, um Carnaval “desportivo”. O mais antigo corso carnavalesco do país sai à rua nos dias […]

Carnaval de Loule C.M.Loule - Mira (1)Loulé vai ter, em 2015, um Carnaval “desportivo”. O mais antigo corso carnavalesco do país sai à rua nos dias 14, 15 e 17 de fevereiro, sempre às 15 horas, e terá como tema «Loulé, Cidade Europeia do Desporto e Capital da Tradição Carnavalesca».

Ao todo, irão desfilar na avenida José da Costa Mealha 14 carros alegóricos. E, aproveitando o facto de Loulé ser, em 2015, Capital Europeia do Desporto, a autarquia decidiu associar a condição de anfitrião da iniciativa de âmbito europeu à famosa festa de Carnaval que acolhe anualmente, desde 1906.

Isto significa que «as modalidades mais representativas do movimento associativo louletano estarão em destaque, tal como os acontecimentos mais importantes na área do desporto». E, como seria de esperar, será dada especial atenção a Cristiano Ronaldo, que ganhou recentemente a terceira Bola de Ouro da sua carreira.

Além disso, e como é habitual, haverá «a sátira social, política e desportiva, principal imagem de marca do Carnaval de Loulé». «As figuras e os temas que fazem a atualidade informativa marcam presença naquele que é um dos principais cartazes turísticos da região algarvia durante a época baixa», ilustrou a Câmara de Loulé.

Carnaval Loulé gigantones«A mediática prisão de José Sócrates, a polémica em torno da colocação dos professores no presente ano letivo e as declarações do Ministro da Educação Nuno Crato, a luta pela liderança do Partido Socialista ou as medidas de austeridade impostas pelo Governo são matérias que fazem parte da agenda deste Carnaval», adianta a autarquia.

Além dos carros alegóricos, participam no desfile as coletividades do Concelho, grupos de animação, escolas de samba, cabeçudos e gigantones e a animação habitual no maior corso do Sul do País. A entrada no corso custará 2 euros.

Antes da festa dos graúdos, são os mais pequenos que farão a festa. No dia 13 de fevereiro, pelas 10 horas, a mesma Avenida José da Costa Mealha acolhe o desfile de Carnaval Infantil, com mais de 2500 alunos das escolas do ensino público e privado do Concelho (1º Ciclo e Jardins de Infância). À mesma hora, em Quarteira, desfilam os alunos das escolas desta freguesia.

 

Festa do Carnaval espalha-se por todo o concelho de Loulé

Carnaval de Loulé 2º Dia - C M Loule - Mira (8)Além da grande festa de Carnaval no centro da cidade de Loulé, haverá outras iniciativas, noutros pontos do concelho.

Em Alte, num dos corsos mais tradicionais do interior, o desfile tem lugar nos dias 15 e 17 de fevereiro, enquanto que no litoral, em Quarteira, o desfile realiza-se nos dias 14, 15 e 17. Nesta cidade, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, decorre o Enterro do Entrudo.

No dia 16 de fevereiro, segunda-feira, a partir das 21 horas, o NERA, na Zona Industrial de Loulé, recebe mais um Baile de Gala do Carnaval de Loulé, com o tema «Jogos Olímpicos: Grécia Antiga». Os bilhetes têm um preço de 12 euros e podem ser adquiridos no local ou, antecipadamente, no Cine-Teatro Louletano.

Estão previstas ainda outras atividades, como a 41ª edição do Torneio Internacional de Vela de Carnaval, prestigiado evento que leva à Marina de Vilamoura milhares de velejadores. Esta iniciativa realiza-se nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.

Comentários

pub