Antiga estação ferroviária de Lagos está à venda (com fotos)

O edifício da antiga estação de comboios de Lagos é um dos edifícios e terrenos que a empresa pública Rede […]

Lagos_estação antiga_02O edifício da antiga estação de comboios de Lagos é um dos edifícios e terrenos que a empresa pública Rede Ferroviária Nacional – Refer tem à venda em todo o país.

Em Lagos, além da antiga estação, a Refer pretende ainda vender o terreno onde ela se situa, apresentados no site da empresa como «lotes para construção de unidades de hotelaria (hotel/aparthotel) junto à Marina de Lagos», com «fácil acesso às infraestruturas rodoviárias e ferroviárias e fluente acessibilidade automóvel e pedonal à zona velha de Lagos, assim como à zona das praias (Meia Praia)».

No caso do terreno, que, segundo o que pode ser visto no site da Refer, tem uma área total de 7688 metros quadrados, dos quais 5726 são a área de implantação prevista, para uma área total de construção de 16890 metros quadrados, a empresa apresenta mesmo a imagem de uma antevisão do que ali poderá ser construído.

Lagos_estação_antevisão novos edifíciosEsta antevisão tem por base o Plano de Pormenor da Zona Envolvente à Estação Ferroviária de Lagos, aprovado pela Assembleia Municipal de Lagos, em 23 de Fevereiro de 2009. Este plano prevê a regeneração urbana, definição de estratégias de promoção, e introdução de serviços sociais e de de infraestruturas viárias e urbanas para os utentes que utilizem esta zona.

Apesar de, no site da Refer, parecer que os lotes de terreno englobam a antiga estação ferroviária de Lagos, que assim poderia ser incluída num mesmo negócio, Susana Abrantes, responsável pela Comunicação e Imagem da Refer, garantiu ao Sul Informação que aquele «constitui um edifício autónomo» e «está por isso colocado no mercado de forma isolada».

E quanto pede a Refer pelo edifício ou pelos terrenos? Bom, parece que também aqui o segredo é a alma do negócio. A porta voz da empresa apenas diz que, «por questões de mercado, os preços neste tipo de ativos apenas são divulgados sob consulta».

Lagos_estação antiga_01No entanto, acrescenta Susana Abrantes, «existem diversos interessados, estando neste momento em fase preliminar de análise de interesse. Por questões de reserva, não podemos, nesta fase, divulgar o nome das entidades que estão envolvidas».

A antiga estação de comboios de Lagos, situado no término ocidental da Linha do Algarve, foi inaugurada a 30 de Julho de 1922 e desativada em Agosto de 2006, quando abriu o novo e mais moderno terminal, a curta distância do anterior. Desde então, a antiga estação tem estado fechada e em degradação, alvo de vandalismo.

Maria Fernanda Afonso, vereadora da Cultura da Câmara de Lagos, diz que a autarquia «vê com preocupação» o futuro do edifício, que marcou, durante 84 anos, o ritmo de muitas partidas e chegadas à cidade.

 

Comentários

pub