Alunos da escola do Largo da Feira de Olhão sem lanche completo desde segunda-feira

Os alunos da Escola Básica e Jardim-de-Infância nº 1 de Olhão, conhecida como do Largo da Feira, não estão a […]

EB1 Largo da Feira Olhão_1Os alunos da Escola Básica e Jardim-de-Infância nº 1 de Olhão, conhecida como do Largo da Feira, não estão a receber o lanche completo desde o dia 5 de janeiro, a passada segunda-feira.

Atualmente, apenas está a ser disponibilizado às crianças do 1º ciclo e do pré-escolar leite, sem o habitual complemento (fruta, bolachas ou sandes).

Uma situação que, alega a Câmara de Olhão, a ultrapassa e que se deverá, segundo o Agrupamento de Escolas Alberto Iria, à insuficiência de verbas disponibilizadas pela Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEST) para o efeito.

Numa nota de imprensa, em reação a contactos de diversos encarregados de educação de alunos desta escola, a autarquia garantiu que não tem «qualquer responsabilidade no facto de as crianças deste estabelecimento de ensino estarem atualmente a receber o lanche incompleto» e que esta é a única escola do concelho que se debate com este problema.

«Esclarece-se que a atribuição de lanches ao 1º Ciclo é uma competência direta dos Agrupamentos, via transferência financeira de Direção Geral de Estabelecimentos Escolares», assegurou a Câmara.

Abordado pela autarquia, Fernando Rafael, o subdiretor do Agrupamento Dr. Alberto Iria, explicou que «esta alteração na composição do lanche está relacionada com o montante de verba disponibilizada pela DGEST ao Agrupamento para efeitos de concurso de aquisição dos bens para o lanche, já que «a dotação disponibilizada apenas permitiu a aquisição do leite escolar, sem restar qualquer folga que permitisse uma outra composição do lanche».

EB1 Largo da Feira Olhão_2«A Escola informou os pais, atempadamente, da data em que deixaria de disponibilizar o lanche completo, pelos motivos já referidos. Ao Município não foi dado conhecimento da alteração que iria acontecer», frisou a autarquia olhanense.

Da parte do agrupamento de escolas, chega a garantia de que estão a ser feitos «todos os esforços para que, com a maior brevidade possível, o leite escolar possa ser acompanhado de um outro complemento alimentar, prevendo-se que o mesmo aconteça a partir da próxima segunda-feira».

«Importa ainda esclarecer que não pode ser atribuída qualquer tipo de responsabilidade à Câmara Municipal de Olhão, entidade que apesar de não ter qualquer responsabilidade ou obrigação no que diz respeito ao leite escolar, desde o primeiro momento manifestou total disponibilidade para conjuntamente com o Agrupamento de Escolas encontrar uma alternativa que permita ultrapassar a situação», lê-se, ainda, numa missiva enviada esta quinta-feira aos pais dos alunos da escola do Largo da Feira.

Comentários

pub