AAUAlg: Novo presidente Nuno Lopes quer envolver alunos nos processos de decisão

Há que ouvir mais os alunos e envolvê-los mais nos processos de decisão da Associação Académica da Universidade do Algarve. […]

Tomada Posse AAUAlg 2015_Nuno Lopes_1Há que ouvir mais os alunos e envolvê-los mais nos processos de decisão da Associação Académica da Universidade do Algarve.

Esta foi a principal mensagem deixada esta segunda-feira por Nuno Lopes, logo após ter tomado posse como o novo presidente da AAUAlg.

Logo após ter sido oficializado no cargo para o qual foi eleito em dezembro passado, numa cerimónia onde tomaram posse todos os elementos dos órgão sociais da associação, o estudante de Farmácia falou sobre a situação financeira da AAUAlg, um assunto que continua na ordem do dia, apesar da franca recuperação financeira conseguida nos últimos anos, mas centrou o seu discurso na participação interna.

«Nós estamos habituados a falar para os alunos, quando deve ser ao contrário. Devíamos ouvir mais», considerou Nuno Lopes, em declarações ao Sul Informação.

Veja as fotos:

Escutar os alunos consegue-se, acredita o novo presidente da AAUAlg, proporcionando mais momentos de conversa «informais», que complementem os formais que já existem. Esta, acredita, será a maneira mais apropriada para incentivar os estudantes da Universidade do Algarve a revelar o que lhes vai na alma.

«Isto pode ser feito de muitas formas. Por exemplo, eu e a minha Direção Geral iremos almoçar quase sempre na cantina, o que é uma boa oportunidade para falar com os alunos, saber dos seus problemas e informá-los dos seus direitos», disse.

Antes de Nuno Lopes tomar posse, Filipa Braz da Silva despediu-se do cargo de presidente da AAUAlg, que ocupou durante dois mandatos. A estudante da UAlg aproveitou para fazer um balanço daquilo que conseguiu realizar, em conjunto com as suas equipas, que passou pela luta por um direito de acesso a bolsas de estudo mais amplo e pela conclusão da revisão dos estatutos, um processo que já se arrastava há muito.

No campo financeiro, Filipa Silva destacou que a AAUAlg teve, em 2014, «os melhores resultados de sempre», o resultado de uma política de contenção e de reestruturação interna que começa agora a dar frutos. Segundo a presidente cessante da AAUAlg, nos últimos três anos, foi possível diminuir o passivo da associação «em 400 mil euros».

 

 

 

Comentários

pub