Rota temática, miradouro e exposição celebram lince ibérico em Silves

O primeiro troço da rota temática “Na Rota do Lince Ibérico”, que conduzirá o visitante, a partir de Silves, para […]

lince ibericoO primeiro troço da rota temática “Na Rota do Lince Ibérico”, que conduzirá o visitante, a partir de Silves, para as cercanias da barragem do Arade, onde foi criado o “Miradouro do Lince”, local de onde poderá ser observado o CNRLI-Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, serão inagurados na terça-feira, 16 de Dezembro.

Nesse mesmo dia, será inagurada, no Castelo de Silves, a xposição «No Caminho do Lince Ibérico», mostra que pretende trazer ao conhecimento público as características e as razões que fazem desta a espécie de felino mais ameaçada do planeta.

Mas, mais importante ainda, esse será o dia em que se prevê a primeira reintrodução na natureza, em Portugal, de dois linces-ibéricos criados em cativeiro no CNRLI de Silves. Essa libertação parcial será feita numa zona cercada no vale do Guadiana, no concelho de Mértola.

Entretanto, a exposição que abrirá no Castelo de Silves apresenta uma perspetiva histórica da ocorrência deste animal na Península Ibérica, o seu recente desaparecimento do território português e os esforços que têm vindo a ser realizados para a sua reintrodução em meio natural, e que agora se concretizam, com a libertação prevista para o mesmo dia na região do Parque Natural do Vale do Guadiana.

A exposição procura ainda dar a conhecer as particularidades morfológicas e comportamentais dos linces, as ameaças, os seus habitats e presas preferenciais e evidenciar a importância desta espécie no equilíbrio dos ecossistemas onde ocorre.

Este conjunto de eventos é resultado de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Silves, a Águas do Algarve e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Comentários

pub