Projeto Topten.pt, um guia para compras mais eficientes neste Natal

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, através do Projeto Topten.pt, atualizou, nos últimos quatro meses, dez das […]

selo toptenA Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, através do Projeto Topten.pt, atualizou, nos últimos quatro meses, dez das onze categorias de produtos presentes em www.topten.pt, uma ferramenta na Internet que permite aos consumidores estar a par dos equipamentos com melhor desempenho energético atualmente no mercado.

Entre Setembro e Dezembro de 2014, foram assim atualizadas, as categorias relativas a monitores, lâmpadas de baixo consumo, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar loiça, frigoríficos, arcas/congeladores, televisores, impressoras/multifunções, automóveis e máquinas de café.

Em véspera de Natal, altura que muitos portugueses aproveitam para realizar algumas compras e em que habitualmente aumenta o consumo deste tipo de produtos, a Quercus aproveita para apelar a «uma compra criteriosa, que tenha sempre em consideração os dados de consumo energético do equipamento a adquirir, o qual terá impacto na despesa decorrente da sua utilização».

Monitores
A categoria dos monitores conta com 49 modelos, distribuídos por 5 subcategorias, num total de 11 marcas presentes. As mais representadas são a Fujitsu (9), a Asus, a Iiyama e a Philips (6).

Lâmpadas de baixo consumo
A categoria das lâmpadas de baixo consumo, a que maior número de produtos reúne, conta com 323 modelos, distribuídos por 14 subcategorias, num total de 11 marcas presentes. A Megaman (101), a Luxtek (55) e a Osram (52) são as mais representadas.

Destaque-se a grande evolução das lâmpadas LED, que atualmente conseguem substituir praticamente todas as formas e casquilhos das lâmpadas incandescentes e de halogéneo (modelos de lâmpadas não eficientes).

Máquinas de Lavar Roupa
A categoria das máquinas de lavar roupa conta com 23 modelos, distribuídos por 2 subcategorias, num total de 7 marcas presentes. A Miele (7), a Samsung (4) e a LG (4) são as mais representadas.

Máquinas de Lavar Loiça
A categoria das máquinas de lavar loiça conta com 34 modelos, distribuídos por 4 subcategorias, num total de 10 marcas presentes. A Smeg (11), a Siemens (5) e a AEG (4) são as mais representadas.

Frigoríficos
A categoria dos frigoríficos conta com 24 modelos, distribuídos por 4 subcategorias, num total de 9 marcas presentes. A Liebherr (10), a AEG (4) e a Bosch (3) são as mais representadas.

Arcas/Congeladores
A categoria das arcas e congeladores conta com 9 modelos, distribuídos por 2 subcategorias, num total de 4 marcas presentes. A AEG, a Beko, a Miele e a Liebherr, sendo esta última a mais representada (6).

Na seleção das últimas quatro categorias foram apenas considerados modelos de classe energética A+++. Neste contexto, é importante referir que a classe energética mais baixa disponível no mercado para os equipamentos destas categorias é a de A+.

Televisores
A categoria dos televisores conta com 67 modelos, distribuídos por 6 subcategorias, num total de 7 marcas presentes. A Philips (33), a Samsung (10) e a LG (9) são as mais representadas.

Impressoras e Multifunções
A categoria das impressoras e multifunções conta com 118 modelos, distribuídos por 11 subcategorias, num total de 13 marcas presentes. A Canon (41), a Samsung (17) e a Ricoh (16) são as mais representadas.

Automóveis
A categoria dos automóveis conta com 72 modelos, distribuídos por 7 subcategorias, num total de 21 marcas presentes. A Citroën (13), a Toyota (10) e a Mercedes (7) são as mais representadas.

Máquinas de Café
A categoria das máquinas de café conta com 22 modelos, distribuídos por 2 subcategorias, num total de 6 marcas presentes. A Krups (7), a De’Longhi (6), a Siemens e a Jura (3) são as mais representadas.

Das 78 marcas atualmente representadas numa ou mais categorias do Topten, 33 (42%) aderiram já ao Selo Topten.pt – Líderes em Eficiência Energética, disponibilizado gratuitamente pela Quercus e afixado voluntariamente pelas marcas junto aos equipamentos nas superfícies de venda e ainda nos respetivos websites.

Desta forma, os consumidores podem reconhecer mais facilmente nas lojas e nos catálogos os modelos distinguidos pelo Topten.pt.

O Topten.pt está inserido no Euro-Topten Max, um projeto europeu financiado pelo Intelligent Energy Europe, que reúne 21 parceiros de 18 países «na tentativa de mostrar aos consumidores que estes têm um papel ativo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia-a-dia em termos de impacto ambiental», salienta a Quercus.

Esta pretende ser também uma «ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados».

Em Portugal, o projeto é gerido pela Quercus e apoiado pela ADENE – Agência para a Energia, podendo ser consultado em www.topten.pt.

Comentários

pub