Oito restaurantes algarvios recebem o Selo de Qualidade Turística

Os primeiros oito Selos de Qualidade Turística, que distinguem a excelência de estabelecimentos de restauração, no Algarve, foram atribuídos esta […]

Ilha Deserta_EstaminéOs primeiros oito Selos de Qualidade Turística, que distinguem a excelência de estabelecimentos de restauração, no Algarve, foram atribuídos esta semana. Os restaurantes contemplados ficam nos concelhos de Faro, Loulé, Albufeira, Portimão e Tavira. No primeiro semestre de 2015, haverá mais galardoados.

Os estabelecimentos que podem, a partir de agora, usar este selo, «destinado a ajudar na seleção os turistas, nacionais e estrangeiros», são: Estaminé (Faro); Akvavit, Millenium e Gigi (Loulé); A Ruína e Veneza (Albufeira); Àbabuja (Portimão); e Noélia e Jerónimo (Tavira).

O projeto do Selo de Qualidade Turística, inédito em Portugal, foi lançado em outubro pela Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Região de Turismo do Algarve e a Comunidade Intermunicipal do Algarve.

O seu objetivo é distinguir, todos os anos, restaurantes do Algarve que se destaquem pela qualidade que apresentam, a diversos níveis. Segundo revelou, no lançamento deste projeto, o presidente da AIHSA Daniel do Adro, a ideia é premiar «a excelência do trabalho, serviço, qualidade da comida e apresentação».

Para já, são oito os galardoados, embora os promotores do selo contem chegar aos 30 restaurantes distinguidos em 2015. E têm, cada qual, a sua história.

O concelho que viu mais restaurantes premiados foi o de Loulé. «O Akvavit, situado em Quarteira, cativa pela cozinha criativa e inovadora, que para além das especialidades portuguesas ainda disponibiliza alguns pratos suecos e dinamarqueses. Também em Quarteira, o Millenium oferece uma excelente cozinha portuguesa, num ambiente requintado mas acolhedor. O Gigi, o famoso restaurante situado na Praia da Quinta do Lago, serve uma cozinha de qualidade, num ambiente mais descontraído», descreve a AIHSA.

Daniel do Adro«Em Albufeira, os restaurantes A Ruína e Veneza são os primeiros a receberem o galardão da AIHSA e têm ambos mais de três décadas de experiência. Enquanto A Ruína tem vista para o mar e disponibiliza peixes e mariscos frescos para os amantes destes sabores, da cozinha do Veneza saem os mais deleitosos pratos típicos do barrocal algarvio», acrescentou a associação.

O restaurante Estaminé, de Faro, situa-se na Ilha da Barreta (Deserta) e distingue-se, entre outras coisas, por estar «completamente integrado na paisagem», sendo o único edifício que existe naquela ilha-barreira.

Ainda no Sotavento, foi atribuído o Selo de Qualidade Turística ao restaurante Noélia e Jerónimo, em Cabanas de Tavira, um estabelecimento que se dedica «à cozinha regional algarvia mais genuína, com pratos onde a riqueza da terra e do mar se encontra em equilíbrio».

Já o restaurante Àbabuja, situado na bela localidade de Alvor, no concelho de Portimão, resulta de duas antigas casas de pescadores entretanto convertidas em restaurante. «Junto à antiga lota, este restaurante oferece peixe fresco e pratos bem confecionados», ilustrou a AIHSA.

«Para a AIHSA é um orgulho ver que critérios como a excelência da gastronomia regional, da higiene e segurança alimentar e do atendimento ao cliente compõem fortemente o setor da restauração do Algarve.», ilustrou Daniel do Adro, no seguimento da atribuição dos primeiros oito selos.

Comentários

pub