O Inverno chega este domingo, às 23h03

O Inverno começa este domingo, dia 21 de Dezembro, às 23h03. É a esta hora que ocorre o solstício de […]

InvernoO Inverno começa este domingo, dia 21 de Dezembro, às 23h03. É a esta hora que ocorre o solstício de Inverno (no hemisfério Norte), assinalando-se assim o fim do Outono.

Este é o dia mais pequeno do ano, e aquele em que o Sol, ao meio-dia, atinge a altura mínima de todo o ano. Mas há também uma boa notícia: a partir de agora, os dias começam a crescer, até ao Solstício de Verão, que terá lugar no dia 21 de Junho, às 16h38 (UTC).

Neste dia 21 de Dezembro, o Porto viu o Sol nascer às 7h56 e pôr-se às 17h09, totalizando apenas 9h13 de luz o dia.

Em Faro, nasceu às 7h41 e põe-se às 17h18 (9h47 de duração do dia), enquanto no Funchal, nascimento e ocaso ocorrem pelas 8h06 e 18h06 (10h00 de luz), respetivamente.

Em Ponta Delgada, já que os Açores têm menos uma hora que o Continente, o Sol nasceu às 8h54 e põe-se às 18h27 (somando 9h33 de dia).

O solstício (do latim Solstitium, associado à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu) é o momento em que o sol atinge as posições máximas e mínimas de altura em relação ao equador, como explica o Observatório Astronómico de Lisboa.

Desde a antiguidade que se celebra o solstício, estando o Natal relacionado com a cristianização dessa festa tradicional, que simbolizava o renascimento, o reinício, o sol e o momento em que a luz vencia a escuridão, porque a partir daí os dias iam voltar a ser maiores.

Na história, não faltam referências ao solstício de Inverno, uma data importante na Roma antiga ou na Europa pré-cristã, nem cerimónias para o assinalar ainda hoje, da China aos países da América do Sul.

Em Portugal, uma tradição que ainda se mantém na zona de Bragança, dos caretos ou “festa dos rapazes”, é uma festa do solstício de Inverno.

As festas pagãs que tradicionalmente se faziam para comemorar o solstício de Inverno e honrar o sol terão, a partir do século IV, sido associadas ao Natal, uma festa cristã que assinala o nascimento de Jesus.

O inverno vai ficar por 89 dias, até ao próximo equinócio, da Primavera, que chegará a 20 de Março, às 22h45, numa noite tão grande como o dia.

Comentários

pub