Margarida Tengarrinha recebe Prémio Maria Veleda no sábado

O Prémio Regional “Maria Veleda” 2014, atribuído este ano pela primeira vez, vai ser entregue a Margarida Tengarrinha, numa cerimónia […]

margarida tengarrinha_1O Prémio Regional “Maria Veleda” 2014, atribuído este ano pela primeira vez, vai ser entregue a Margarida Tengarrinha, numa cerimónia agendada para as 18h00 de 6 de dezembro, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, por iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Esta distinção visa destacar e reconhecer a atividade cultural de personalidades algarvias, protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras na região.

O júri atribuiu por unanimidade o prémio a Margarida Tengarrinha, nascida em Portimão no ano de 1928, para distinguir a sua atividade cívica no desenvolvimento social do Algarve, o percurso cultural ligado às artes visuais, à investigação e à história regional, assim como a participação na formação democrática de Portugal ao longo de toda a vida.

Maria Veleda, pseudónimo de Maria Carolina Frederico Crispim, nasceu em Faro no ano de 1871, foi professora primária e revelou-se uma pioneira na luta pela educação das crianças e pelos direitos das mulheres, pelos ideais de justiça, pela liberdade, pela igualdade e pela democracia.

Prémio Maria Veleda-1O prémio com o seu nome também pretende contribuir para a medida «Mulheres criadoras de cultura», preconizada no V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação, a decorrer no período 2014-2017.

A cerimónia de entrega deste galardão é uma organização conjunta entre a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Câmara Municipal de Portimão, constando do programa oficial das comemorações do Dia da Cidade.

Comentários

pub