FOTOGALERIA: Milhares de garrafas de plástico são agora enfeites de Natal em Portimão

Três mil pessoas, entre alunos, professores e pais, idosos e outros voluntários, bem como trabalhadores da Câmara e da EMARP. […]

Três mil pessoas, entre alunos, professores e pais, idosos e outros voluntários, bem como trabalhadores da Câmara e da EMARP. Todos estiveram envolvidos, desde Setembro, na produção de uma vintena de peças de grandes dimensões e de muitas outras mais pequenas, inteiramente feitas com garrafas e garrafões de plástico usados, que se transformaram em originais enfeites de Natal que, desde esta sexta-feira, decoram ruas e praças do centro de Portimão.

Todos se envolveram no projeto proposto pela Inovarte, denominado «Criar Natal», que ontem foi oficialmente inaugurado com a presença da presidente da Câmara de Portimão e de todos os vereadores, mesmo os da oposição, do presidente da Junta de Freguesia de Portimão, e de muitos dos voluntários que deram forma às peças.

Ana Filipa Cruz, a mentora da Inovarte e criadora deste projeto, estava visivelmente feliz. «Isto é o culminar de muitas e muitas horas de trabalho de tanta gente», disse ao Sul Informação. «Tudo começou no início de Setembro, quando fui apresentar o projeto às escolas, que imediatamente aderiram com entusiasmo, até porque o conceito que está por trás do projeto tem a ver com a reciclagem e a defesa do ambiente. E os pais foram fantásticos, levaram tantas e tantas garrafas para as escolas».

E é assim que, no Largo 1º de Maio, frente à Câmara, se pode ver uma árvore de Natal e um iglô feito com 1300 garrafões de plástico. «Os rótulos de cada um destes garrafões foi tirado à mão, um a um, por uma das voluntárias», disse Ana Filipa Cruz.

Falando em números, a promotora do projeto adiantou que as chaminés à espera do pai natal foram feitas com 4000 garrafas de plástica, cada, e os presentes com 1000. «Foi muito trabalho, muitas horas, muito empenho de todos, desde as escolas aos pais, passando pelos lares de idosos e por todos os outros voluntários», sublinhou.

Logo no dia da inauguração, o iglô, no qual se pode entrar, estava a fazer as delícias de miúdos…e de graúdos. Até a presidente da Câmara Isilda Gomes fez questão de entrar. Lá dentro, é possível apreciar a perfeição do trabalho e o efeito fantástico que os mais de mil garrafões fazem, todos alinhados muito direitinhos.

 

O iglô tem uma armação em ferro, como aliás têm todas as peças, material pago pela Santa Casa da Misericórdia, e Isilda Gomes fez questão de sublinhar que o trabalho foi montado «pelos trabalhadores da EMARP, no armazém desta empresa municipal», de onde ontem à tarde foi transportado, num camião que percorreu as ruas e avenidas da cidade até ao largo frente aos Paços do Concelho.

Mas, entre este largo e a Rua Infante D. Henrique, junto à Chapelaria Ideal, atravessando a Rua Direita, a Vasco da Gama, a Alameda, o adro da Igreja, a Rua das Lojas, a Rua da Hortinha, o largo da Mó, há muitas outras peças para ver: um pai natal barrigudo, um trenó puxado por renas, uma bota de pai natal gigante, a casa dos duendes, chaminés à espera do pai natal, um presépio, presentes de grandes dimensões, um boneco de neve, estrelas, sinos, e muitos outros enfeites.

No fim do passeio que o grupo fez, ao princípio da noite de ontem, para apreciar todas as peças, na sua maioria iluminadas – com a colaboração dos comerciantes -, Isilda Gomes sublinhou: «este projeto saiu da imaginação de uma portimonense, a Ana Filipa, e das mãos de centenas e centenas de outros portimonenses. Quando o projeto me foi apresentado, nunca imaginei que ficasse assim!».

«Não sei se alguma vez tivemos em Portimão um projeto que mobilizasse tanta gente», acrescentou a autarca. «Isto mostra que, sem dinheiro, mas com a boa vontade de todos, é desta forma que podemos fazer coisas».

Para o ano, Isilda Gomes fez votos para que o projeto possa continuar, atraindo mais voluntários e mais parceiros. Segurando na mão os desenhos das vinte peças que concebeu e que foram concretizadas, Ana Filipa Cruz mostrou-se desde logo interessada em continuar. «Para o ano começaremos mais cedo», garantiu, por seu lado, a presidente da Câmara.

O projeto Criar Natal 2014 é uma iniciativa promovida pela Inovarte e pretende sensibilizar a comunidade local para a importância da reciclagem, através da recolha de garrafas e garrafões de plástico usados, aproveitados para a construção de peças de tamanho gigante que decoram agora alguns espaços públicos do município, contando para o efeito com a colaboração dos portimonenses.

Apoios institucionais: Câmara Municipal de Portimão, Juntas de Freguesia de Portimão, Mexilhoeira Grande e Alvor, Santa Casa da Misericórdia de Portimão e EMARP;
Patrocinadores: Bricomarché, Glória & Silvestre e ZEMBE-Sociedade Técnica e Comercial.

 

Comentários

pub