FOTOGALERIA: Adriano Moreira falou sobre «A Globalização e os Direitos Humanos» em Albufeira

Adriano Moreira, antigo líder do CDS, foi o convidado do jantar-palestra mensal do Rotary Clube de Albufeira, que teve lugar […]

Adriano Moreira, antigo líder do CDS, foi o convidado do jantar-palestra mensal do Rotary Clube de Albufeira, que teve lugar na sexta-feira, dia 5. Adriano Moreira escolheu como tema da sua palestra «A Globalização e os Direitos Humanos».

O evento enquadra-se no ciclo de palestras mensais, que o clube rotário presidido por António Góis Nóbrega, tem vindo a promover durante o ano rotário em curso, «aprofundando assuntos atuais de interesse relevante para a sociedade».

O Rotary Clube de Albufeira apresentará, no final do ano rotário, uma edição em livro, contendo todas as palestras realizadas e as suas conclusões, «a fim de que se não esvazie a discussão e o interesse pelos assuntos abordados no final de cada evento».

Estadista, político, jurista, politólogo, sociólogo e professor universitário, Adriano Moreira nasceu em Macedo de Cavaleiros, em 1922.

Assumindo cargos públicos desde jovem, foi figura destacada do Estado Novo no âmbito da política colonial: foi Ministro do Ultramar (1961/63), fundou e dirigiu institutos de estudos africanos, entre os quais os Estudos Gerais Universitários de Lourenço Marques (Maputo) e Luanda, e presidiu à Sociedade de Geografia de Lisboa, entre outros cargos.

Depois do 25 de Abril, tornou-se uma das personalidades de referência do Centro Democrático Social (CDS) e parlamentar respeitado. Foi deputado desde 1979 e vice-presidente da Assembleia da República entre 1991-1995, deixando então a vida política.

Desde essa altura, Adriano Moreira continua a dedicar-se ao ensino e à investigação, tendo lançado vários livros.

Fotos de: Gabriel Clemente

 

Comentários

pub