Faro, Albufeira e Tavira juntam-se hoje ao «Dia mais Curto» com ciclo de cinema

Faro, Tavira e Albufeira (Guia) são três das vinte cidades portuguesas que promovem um ciclo de cinema, feito apenas de […]

o-dia-mais-curtoFaro, Tavira e Albufeira (Guia) são três das vinte cidades portuguesas que promovem um ciclo de cinema, feito apenas de curtas-metragens, para assinalar o «dia mais curto» do ano, 21 de Dezembro, início do Inverno.

A iniciativa, que é celebrada pelo 2º ano consecutivo em Portugal, arrancou no início do mês culminando este domingo, o dia mais curto do ano, com a exibição de curtas-metragens de norte a sul do país.

Na capital algarvia, depois de ontem o Cineclube de Faro ter promovido, n’Os Artistas, a exibição de 14 curtas-metragens portuguesas e europeias, este domingo, a partir das 19h00, será a vez de a FNAC do Fórum Algarve apresentar as curtinhas, uma seleção de filmes para os mais novos.

No Algarve, há ainda dois outros locais que se juntaram à iniciativa. Assim, na FNAC do AlgarveShopping, na Guia (Albufeira), serão apresentadas as curtas portuguesas (hoje, 21 de Dezembro, 19h00), enquanto em Tavira é o Cineclube local que promove, no Cine-Teatro António Pinheiro, a exibição de filmes de formato curto europeus, também este domingo, às 21h30.

Esta é a segunda vez que Portugal participa no programa internacional “O dia mais curto”, criado em França em 2011, programando a exibição de curtas-metragens, portuguesas e estrangeiras, em imagem real e animação.

Organizado em Portugal pela Agência da Curta-Metragem, o programa acontece repartido por três sessões distintas – filmes europeus, filmes portugueses e curtas-metragens para os mais novos – em cineclubes, cineteatros, museus, associações culturais, lojas FNAC e Cinemateca Portuguesa.

 

Programa:

PANORAMA NACIONAL –  (Duração 80’ · M/12)
A curta metragem portuguesa tem visto reconhecida a sua qualidade em festivais de cinema de todo o mundo. No entanto, em muitos casos, permanece desconhecida no nosso país.
Esta é uma oportunidade de conhecer algumas obras recentes feitas em Portugal, incluindo curtas premiadas em todos os continentes.

CAROSELLO, Jorge Quintela, Portugal/Itália, 2013, FIC, 7′
O CANTO DOS 4 CAMINHOS, Nuno Amorim, Portugal, 2014, ANI, 12′
O CORO DOS AMANTES, Tiago Guedes, Portugal, 2014, FIC, 23′
KALI, O PEQUENO VAMPIRO, Regina Pessoa, Portugal/Canadá/França, 2012, ANI, 9′
MIAMI, Simão Cayatte, Portugal, 2014, FIC, 15′
FULIGEM, David Doutel e Vasco Sá, Portugal, 2014, ANI, 14′

EUROPA EM CURTAS – (Duração 75’ · M/12)
Preparado pelo Short Circuit, uma rede europeia de organismos que se dedicam à distribuição e promoção de curtas-metragens, este programa é transversal a todos os países que vão celebrar, em simultâneo, O Dia Mais Curto.
Nesta sessão serão apresentados alguns dos filmes mais destacados e premiados em todo o mundo nos últimos anos, revelando a diversidade das produções europeias.

VENTO, Robert Löbel, Alemanha, 2013, ANI, 4′
NÃO HÁ LUGAR PARA O GEROLD, Daniel Nocke, Alemanha, 2006, ANI, 5’
PÔR DO SOL VISTO DO TELHADO, Marinus Groothof,  Holanda, 2009, FIC, 11′
ATLAS, Aike Arndt, Alemanha, 2011, ANI, 8′
PICKPOCKET, João Figueiras, Portugal, 2010, FIC, 19′
CURTA-METRAGEM, Olaf Held, Alemanha, 2013, FIC, 3′
CARGO CULT, Bastien Dubois, França, 2013, ANI, 11′
KIKI DE MONTPARNASSE, Amélie Harrault, França, 2012, ANI, 14′

Comentários

pub