Complexo Desportivo de VRSA já está reconhecido como Centro de Alto de Rendimento

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António foi na sexta-feira acreditado como um Centro de Alto Rendimento vocacionado […]

centro desportivo de vrsaO Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António foi na sexta-feira acreditado como um Centro de Alto Rendimento vocacionado para as modalidades de atletismo, natação, triatlo, judo e futebol.

Com esta distinção, o Complexo Desportivo amplia ainda mais a sua notoriedade nacional e internacional e passa a constituir-se como uma instituição de excelência que agrega as valências de treino, investigação, medicina, psicologia, fisioterapia e nutrição.

A medida foi formalizada em VRSA, na cerimónia pública de assinatura do acordo de parceria que visa a constituição da nova Comissão de Gestão Local do Centro de Alto Rendimento de VRSA, entidade que assegurará os mecanismos de financiamento, gestão e promoção desta estrutura desportiva.

O protocolo teve como signatários o Município de Vila Real de Santo António, a VRSA – Sociedade de Gestão Urbana, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Federação Portuguesa de Atletismo, a Federação de Triatlo de Portugal, a Federação Portuguesa de Natação, a Federação Portuguesa de Judo e a Federação Portuguesa de Futebol.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «pela primeira vez, em 20 anos, o Complexo Desportivo de VRSA recebe um claro apoio institucional do Governo para formar parcerias, promover o desporto ao mais alto nível e continuar a sua estratégia de promoção internacional».

«Por outro lado, vamos aprofundar a nossa especialização ao nível da medicina desportiva e prosseguir a complementaridade entre o desporto e a saúde», nota o autarca.

Também presente na cerimónia, Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto, organismo ao qual compete a coordenação dos Centros de Alto Rendimento nacionais, destacou as valências do Complexo Desportivo de VRSA e classificou-o como «um dos melhores do mundo na área do atletismo» e com «excelentes capacidades para atrair a receção de eventos e provas internacionais».

Os Centros de Alto Rendimento (CAR) são uma rede de infraestruturas desportivas com valências especializadas e orientadas para a investigação, aperfeiçoamento e treino de praticantes de alto rendimento ou seleções nacionais e têm como objetivo promover o desenvolvimento das várias modalidades desportivas segundo padrões de nível internacional.

Procuram também atender às necessidades das federações desportivas, detetar e potenciar talentos desportivos, possibilitar estágios, avaliar, controlar e otimizar o treino, auxiliar a investigação científica e monitorizar resultados.

A comissão de gestão local do CAR de VRSA tem ainda como missão celebrar protocolos com o setor empresarial, escolas, universidades e outras instituições consideradas relevantes, em articulação com a Comissão Executiva de Gestão dos CAR e a Fundação do Desporto.

Comentários

pub