Câmara de Olhão faz apresentação pública das suas propostas para atravessamento da via férrea

Uma sessão pública de apresentação e discussão de diferentes propostas para solucionar o atravessamento da via férrea na Av. Bernardino […]

Passagem de nível pedonal desativada em Olhão_5Uma sessão pública de apresentação e discussão de diferentes propostas para solucionar o atravessamento da via férrea na Av. Bernardino da Silva, em Olhão, após o encerramento da passagem desnivelada efetuado pela Refer, está marcada para dia 29 de Dezembro, às 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal da cidade.

As propostas serão apresentadas pelo presidente e técnicos da Câmara Municipal de Olhão. As obras a fazer deverão depois ser pagas pela Refer.

Segundo a autarquia a sessão «justifica-se no seguimento da decisão do Conselho de Administração da Refer de encerrar definitivamente a passagem de nível pedonal e depois de vários contactos feitos pela Câmara com a Refer, para minimizar o impacto negativo desta medida».

«Importa agora refletir sobre as alternativas que melhor poderão contribuir para minorar os constrangimentos existentes, através de um processo que se pretende sério e participado», sublinha a Câmara de Olhão.

Em Novembro, depois dos protestos populares contra o fecho da passagem de nível pedonal, e depois de uma reunião, em Lisboa, entre o presidente da Câmara António Pina e a administração da Refer, a empresa anunciou que vai pagar as obras de adaptação da passagem desnivelada que liga as avenidas da República e Bernardino da Silva e serve de alternativa à Passagem de Nível para peões que foi desativada junto à Estação de Olhão em finais de Setembro.

Dessa reunião, saiu o compromisso de que a autarquia vai «propor à Refer uma solução economicamente racional que, de modo desnivelado, cumpra este propósito e salvaguarde os interesses da população, comprometendo-se a Refer a assumir financeiramente a obra mediante a celebração de Protocolo de cooperação técnico-financeira».

São essas propostas que serão agora colocadas em discussão pública, por parte da autarquia de Olhão.

Comentários

pub