ACTA anuncia um ano completo de programação do Teatro Lethes

É inédito no Algarve e raríssimo no país, mas certamente útil, principalmente para os que gostam de planear as coisas […]

Teatro LethesÉ inédito no Algarve e raríssimo no país, mas certamente útil, principalmente para os que gostam de planear as coisas com muita antecedência. A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve apresentou no sábado a programação completa do Teatro Lethes, em Faro, para todo o ano de 2015 e lançou uma agenda anual, em papel.

Muito teatro, entre criações da casa e peças trazidas de vários pontos do país e até de além-fronteiras, música de diversos géneros, com o jazz a ocupar um lugar de destaque, dança, festivais, conferências e, até, campos de férias, são algumas das sugestões da ACTA, para desfrutar ao longo de 2015, na estrutura que dinamiza desde há três anos.

A apresentação do programa anual foi feita com pompa e espírito natalício e nem sequer faltaram presentes para os que aceitaram o desafio da ACTA e foram ao Teatro, este sábado. O primeiro foi a agenda com a programação do Lethes para 2015, entregue pelos muitos voluntários do Lethes, que fizeram de Pai Natal.

O segundo, um espetáculo de marionetas, que serviu para abrir o apetite, mas até está intimamente ligado ao FOMe – Festival de Objetos e Marionetes, que se realizará de 15 a 21 de Junho. O festival é a única sugestão que consta da agenda que não tem ainda programa definido, embora o diretor da ACTA Luís Vicente, que apresentou o programa, não conceba não a realizar. Ainda assim, admite, não há, para já, financiamento que o garanta, pelo que apela à colaboração de todos, existindo já uma campanha de angariação de fundos.

Programa Teatro Lethes 2015Esta é, ainda assim, a única incerteza do (vasto) programa apresentado, que pode ser consultado, na íntegra, no site da ACTA. Começando pelo teatro, há ofertas para diferentes gostos e idades. Entre elas, o espetáculo Lusíadas (versão parcial), concebido e interpretado por António Fonseca, uma versão encenada desta obra maior da literatura portuguesa, marcada para 20 de Fevereiro. «O homem decorou Os Lusíadas. É quase tão épico como Camões escrevê-los!», brincou Luís Vicente.

Em Maio, o Lethes acolhe a peça «À Espera de Godot», de Samuel Beckett, uma nova produção da ACTA, resultante de uma colaboração de âmbito nacional. Luís Vicente é o diretor artístico deste espetáculo, que junta em palco os atores Pedro Laginha, Pedro Lima, Manuel Cavaco, René Barbosa e Tânia Silva e estreará este ano, em Lisboa.

Em Setembro, será dado corpo a uma colaboração transfronteiriça, através do projeto «Circuito Ibérico de Artes de Cena». Neste âmbito, estarão em Faro três companhias de teatro espanholas, nos dias 25, 26 e 27 de Setembro.

Na calha, estão ainda diversos espetáculos da ACTA, alguns dos quais novos e resultantes de parcerias com estruturas locais, mas também reedições de algumas das peças de sucesso da companhia algarvia.

A música é outra área forte do programa do Lethes, para o ano que vai começar. O jazz vai continuar a ter uma presença regular, apesar da interrupção do ciclo «Uma Sexta de Jazz», uma parceria entre a ACTA e a associação Grémio das Músicas, que proporcionava um concerto por mês.

Ainda assim, a parceria entre as duas estruturas culturais farense continua, de uma outra forma, através do responsável pelo Grémio das Músicas, o músico Zé Eduardo, que é agora consultor da ACTA, nesta área.

Também em destaque, estará a música clássica e o fado. No primeiro caso, destaque para o recital que juntará, no palco do Lethes, a soprano Lara Martins, que é uma das solistas do espetáculo «The Phantom of the Ópera», que tem granjeado o sucesso no West End de Londres, e o conceituado maestro e pianista João Paulo Santos.

Apresentação Programação 2015 LethesNo fado, além de nova edição da Gala de Fado da Associação de Fado do Algarve, o Lethes vai acolher a única intérprete de guitarra portuguesa, ligada a este estilo musical, de Portugal, a instrumentista Marta Pereira da Costa.

O programa contempla, igualmente, diversos espetáculos de dança, entre os quais uma parceria entre a bailarina de renome internacional Alma Palácios com o escritor e dramaturgo português Jacinto Lucas Pires e diversas propostas dirigidas aos mais novos.

Ao longo do ano, a ACTA e a Universidade do Algarve irão promover a reflexão sobre o setor cultural, no ciclo «A Cultura em D(R)ebate», que contará como oradores com figuras bem conhecidas a nível nacional, de diversos setores de atividade e terá moderação do reitor da UAlg António Branco.

Outra novidade é o lançamento de campos de férias, nas pausas escolares, dirigidas a crianças e jovens, entre os 6 e os 16 anos. As sugestões passam por oficinas de teatro, música, dança e cinema.

Comentários

pub