Uma medalha de bronze e quatro recordes para nadadores algarvios no Mundial do México

Uma medalha de bronze e dois recordes europeus e outros tantos nacionais foi o balanço da participação dos dois nadadores […]

nadadores_down_01Uma medalha de bronze e dois recordes europeus e outros tantos nacionais foi o balanço da participação dos dois nadadores algarvios, na sétima edição do Campeonato do Mundo para Nadadores com Síndrome de Down, que teve lugar em Morelia, no México.

Assim, José Vieira, do Louletano Desportos Clube, alcançou o 3º lugar nos 200 metros bruços, enquanto Filipe Santos, da O2 Portimão, conseguiu bater o recorde nacional e  o recorde da Europa (em simultâneo), nos 100 metros estilos, bem como os recordes nacional e da Europa em Master1, nos 50 metros mariposa.

j.vieira_moreliaNo total, a seleção portuguesa que participou nestes Mundiais conseguiu cinco medalhas (duas de prata e três de bronze) e 25 lugares entre os oito finalistas, garantindo ainda dois recordes do mundo, quatro recordes europeus e quatro recordes nacionais.

O primeiro dia valeu a primeira medalha de prata a João Vaz, do Sporting Clube de Portugal, na prova de 400 metros estilos Trissomia 21, perdendo por oito segundos para o australiano Stephen Donovan – uma das 46 medalhas que a Austrália conseguiu arrecadar.

A segunda medalha para o português veio no último. Mas uma das atletas em destaque é Diana Torres, do Clube de Desporto Adaptado do Porto, que bateu quatro recordes internacionais e conseguiu duas medalhas de bronze.

Esta foi a melhor participação de sempre de Portugal em Mundiais DSISO, tendo a Austrália sido, de novo, a potência dominadora, com 46 medalhas alcançadas.

 

Resultados dos nadadores portugueses:

João Vaz, Sporting Clube de Portugal:
– 2º lugar, 400 metros estilos
– 2º lugar, 200 metros bruços

Diana Torres, Clube de Desporto Adaptado do Porto:
– 3º lugar, 100 metros costas – Recorde do Mundo de Júniores
– 3º lugar, 200 metros costas – Recorde da Europa de Júniores
– 6º lugar, 400 metros estilos – Recorde do Mundo de Júniores
– 50 metros livres – Recorde da Europa de Júniores

José Vieira, Louletano Desportos Clube:
– 3º lugar, 200 metros bruços

Filipe Santos, O2 Portimão:
– 100 metros estilos – Recorde Nacional e Recorde da Europa (em simultâneo)
– 50 metros mariposa – Recorde Nacional e da Europa Master 1

José Ribeiro, Clube de Natação da Maia:
– 7º lugar, 1.500 metros – Recorde Nacional

 

Comentários

pub